Rio de Janeiro (AE) – O empate por 0 a 0 satisfez Flamengo e América, nesta quarta-feira, no estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos. Apesar da péssima atuação, o Flamengo se classificou para as semifinais da Taça Rio, pois a Cabofriense empatou com o Botafogo, por 3 a 3, no Maracanã. Já o América, com dez pontos na classificação geral do Campeonato Carioca, escapou do rebaixamento.

continua após a publicidade

Nas semifinais do segundo turno do Campeonato Carioca, Flamengo e Volta Redonda se enfrentarão na segunda-feira, por causa do jogo de domingo entre Brasil e Peru, em Goiânia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006.

E, em razão de um acordo firmado entre os clubes e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Vasco e Fluminense irão disputar a outra semifinal já no sábado, por se tratar de um clássico.

O primeiro tempo do jogo em Édson Passos teve um número excessivo de faltas, além de vários passes e lançamentos errados. Faltou criatividade. Mesmo porque, as duas equipes estavam nervosas em campo. O América não podia perder sob o risco de ser rebaixado. E o Flamengo não queria depender do resultado do jogo entre Botafogo e Cabofriense.

continua após a publicidade

Diante da pressão por vitória, o zagueiro Fabiano, do Flamengo, e o volante Jorge Luiz, do América, confundiram vontade com deslealdade e foram merecidamente expulsos. Além deles, o técnico Dé, do América, reclamou com veemência do árbitro Luiz Antônio Silva dos Santos e foi excluído do jogo.

O América desperdiçou a melhor oportunidade de gol na primeira etapa. Depois de uma cobrança de falta, o goleiro Diego não conseguiu segurar a bola, mas o atacante Edvaldo, mesmo livre de marcação, se atrapalhou e não conseguiu chutá-la.

continua após a publicidade

Na etapa final, o Flamengo se manteve inoperante no ataque. O América, ciente de que apenas um ponto o livrava do rebaixamento, se preocupou primeiramente em se defender.

Flamengo – Diego; Rodrigo, Fabiano e André Santos; China, Jônatas, Júnior (Caio) e Renato; Fellype Gabriel, Emerson (Thiago) e Marcos Denner (Alessandro). Técnico – Cuca.

América – Peçanha; Édson, Cícero, André e Guto; Jorge Luiz, Ismael (Bruno Dantas), Emerson (Fabinho) e Fred (Thiago); Edvaldo e William. Técnico – Dé.

Juiz – Luiz Antônio Silva dos Santos.

Cartão amarelo – André Santos, Fabinho, Caio, André, Rodrigo e Fellype Gabriel.

Cartão vermelho – Fabiano e Jorge Luiz.

Renda – não divulgada.

Público – não divulgado.

Local – Estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos.