Josi Santos cumpriu o que prometeu nesta sexta-feira. A atleta representou bem o Brasil na prova aérea do esqui estilo livre e homenageou a amiga Lais Souza, a quem substituiu nestes Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia. Josi fez uma apresentação modesta, sem cometer erros, mas não conseguiu avançar à final da prova.
Josi fez dois saltos despretensiosos na rampa de menor dificuldade. Sem arriscar, ela repetiu um salto mortal nos dois momentos. No primeiro, obteve a nota de 49.60. E, no segundo, 48.17. No primeiro, ficou em 20º entre 22 atletas. E, na sequência, registrou o 16º e último posto. Somente doze saltadoras avançaram à final da disputa.
Ela obteve poucos pontos porque optou por uma apresentação simples, com baixo nível de dificuldade, apenas para evitar erros e representar o País. Josi entrou na disputa de última hora para substituir Lais, que sofrera grave acidente quanto treinava para os Jogos. Assim como a amiga, Josi é uma ex-ginasta que aceitou o convite da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) para tentar a sorte no esqui estilo livre.
Mesmo vendo Lais ser internada sob o risco de ficar tetraplégica, Josi manteve o sonho de disputar os Jogos de Inverno. Abalada, precisou de ajuda psicológica para poder competir agora em Sochi. Ao desembarcar em Sochi na semana passada, Josi chegou a dizer que tinha ido à Rússia como uma forma de “homenagem” a Lais.
A lembrança da amiga foi constante durante a disputa da prova nesta sexta. Antes de fazer o primeiro salto, Josi sorriu para as câmeras oficiais dos Jogos e fez o “L” com os dedos da mão. “Laís, força!”, disse a atleta. Ao fim da disputa, ficou emocionada e voltou a fazer o gesto com a letra inicial da amiga.