Depois de quatro empates seguidos pelo placar de 1 a 1, o Corinthians finalmente voltou a vencer. Neste sábado à noite, Emerson saiu do banco de reservas e precisou de apenas dois minutos para marcar o gol do triunfo de 1 a 0 sobre a Ponte Preta, no Pacaembu, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 26 mil torcedores.

continua após a publicidade

O gol é uma resposta ao técnico Tite, que barrou Emerson, mas também um prêmio ao treinador, que foi arrojado ao sacar o zagueiro Chicão para colocar em campo um terceiro atacante. Com essa vitória, o Corinthians vai a cinco pontos, empatando com o Coritiba no quarto lugar. A Ponte, que perdeu o segundo jogo seguido e encerrou um jejum de quatro jogos sem perder do rival no Pacaembu, tem três pontos, em 10º.

Na próxima rodada, quarta, o Corinthians vai a Minas Gerais enfrentar o Cruzeiro. A Ponte recebe o Atlético-PR.

O JOGO – O técnico Tite escolheu deixar Emerson no banco e dar uma chance a Alexandre Pato atuando ao lado de Guerrero no ataque. O ex-jogador do Milan tentou corresponder e logo com quatro minutos arriscou de fora da área e mandou raspando o travessão.

continua após a publicidade

Empurrado pela torcida, o Corinthians controlava a bola no meio-campo, mas, como já havia alertado Tite, a Ponte Preta sabe jogar no contra-ataque. Num lance assim, Willian ajeitou de cabeça e Chiquinho mandou de longe. Cássio fez boa defesa.

Apesar da boa presença dos volantes dos dois times, o jogo acontecia nas intermediárias. Tanto que a resposta corintiana veio em outro chute da entrada da área. Ralf teve espaço e arriscou. Edson Bastos salvou no ângulo.

continua após a publicidade

A torcida barulhenta apesar da noite fria e do jogo pouco animador não botava medo na eficiente Ponte Preta. Marcando forte e recompondo rápido, a Ponte levava perigo. Logo com um minuto do segundo tempo, Chiquinho recebeu pelo lado esquerdo da área e bateu cruzado. A bola rasteira explodiu na trave de Cássio.

Sentindo que o seu time era pouco incisivo – só Pato partia para cima -, Tite trocou o apagado Romarinho por Douglas já aos 9 minutos da segunda etapa. Mas a alteração decisiva foi a entrada de Emerson no lugar de Chicão.

O atacante saiu do banco aos 26 e dois minutos depois abria o placar no seu segundo lance de perigo. Na jogada, recebeu de Pato pela direita, passou por Rodrigo Biro e bateu cruzado, sem chances para Edson Bastos.

A vitória, porém, só foi garantida pela boa atuação de Cássio. O goleiro ainda salvou o time numa boa cobrança de falta de Artur e tirando um cruzamento que chegaria para William marcar.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 1 X 0 PONTE PRETA

CORINTHIANS – Cássio; Edenilson, Chicão (Emerson), Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Danilo e Romarinho (Douglas); Alexandre Pato (Felipe) e Guerrero. Técnico – Tite.

PONTE PRETA – Edson Bastos; Cicinho (Everton Santos), Cléber, Ferron e Rodrigo Biro; Baraka, Magal, Fernando e Chiquinho (Artur); Rildo (Roger Gaúcho) e William. Técnico – Guto Ferreira.

GOL – Emerson, aos 28 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Rodrigo Guarizo do Amaral (SP).

CARTÃO AMARELO – Guilherme.

RENDA – Não disponível.

PÚBLICO – 25.998 torcedores.

LOCAL – Estádio do Pacaembu, em São Paulo.