Embalando para a Copa América

Brasília – A seleção brasileira adulta masculina de basquete venceu o Canadá por 100 a 77 (54 a 46), na primeira partida do Desafio Eletrobrás. O cestinha da partida foi o armador Leandrinho, com 31 pontos. Na equipe canadense o principal pontuador foi o armador Denham Brown, com 17 pontos. O ala/armador Marcelinho foi poupado pelo técnico Lula Ferreira, por não ter se recuperado de uma forte gripe. As duas seleções voltam a se enfrentam hoje, novamente no ginásio da Asceb, em Brasília (14h), com transmissão ao vivo do Sportv.

Brasileiros e canadenses estão se preparando para a 5.ª Copa América Pré-Mundial da República Dominicana, de 24 de agosto a 4 de setembro, que irá classificar quatro países para o Mundial do Japão, em 2006.

?Fizemos uma boa apresentação, principalmente na defesa, mas sabemos que ainda podemos evoluir até a Copa América. O importante é que conseguimos a terceira vitória em três jogos (duas contra o Uruguai) e estamos melhorando o entrosamento. Todos os jogadores e a comissão técnica estão muito unidos e com um único objetivo: classificar o Brasil para o Mundial do Japão?, disse Leandrinho.

?Depois de 27 horas de viagem, sabíamos que seria difícil manter um ritmo de jogo e ganhar do Brasil. Mas amanhã (hoje), a equipe estará mais adaptada e faremos uma partida bem melhor. O objetivo é aproveitar essa excursão para entrosar os jogadores e adquirir ritmo de jogo. Depois voltaremos para o Canadá e finalizaremos nossa preparação para a Copa América?, explicou o técnico do Canadá, Leo Rautins, que espera contar com o reforço de quatro jogadores que não puderam vir ao Brasil por causa de contusão.

Quarta-feira, começa no ginásio do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, a Copa Internacional Eletrobrás com as seleções do Brasil, Canadá, Estados Unidos e Argentina. Depois deste torneio, o Brasil encerra a série de amistosos com a disputa dos Jogos Desafio Eletrobrás entre Brasil e Estados Unidos, no ginásio do Paulistano, em São Paulo, e na Arena Multiuso de Brusque, em Santa Catarina.

Estadual de basquete de 2005 já tem definida fórmula de disputa

Depois das negociações que se seguiram ao congresso técnico, em julho, a Federação Paranaense de Basketball (FPrB) e diretores dos clubes participantes definiram a fórmula de disputa, e as datas do Campeonato Paranaense de Basquetebol 2005.

O formato da edição 2005 do estadual adulto contará, na versão masculina, com seis participantes. Seriam sete, mas houve a desistência do Foz do Iguaçu. Participarão do campeonato a Associação Maringá Basquete, Londrina Basquete Clube, União Londrinense de Basquete, Campo Mourão, Ponta Grossa e São José dos Pinhais/Keltek.

Estas seis equipes foram divididas em dois grupos. No A, estarão Maringá Basquete, Londrina/TIM e União Londrinense. Já o Grupo B será composto por Keltek/Basketball, Campo Mourão e Ponta Grossa.

Cada grupo realizará dois encontros, com seus integrantes se enfrentando somente dentro da chave. O primeiro está marcado para os dias 19 a 21 de agosto, com sede em Maringá, pelo Grupo A, enquanto as disputas do Grupo B deverão ocorrer em Ponta Grossa. O segundo giro será em São José dos Pinhais (para as equipes do Grupo B) e Londrina (Grupo A), entre 14 e 16 de outubro.

Somados os desempenhos dos dois giros, os campeões de cada grupo se enfrentam na final, prevista para acontecer no dia 29 de outubro, com transmissão ao vivo pela emissora de TV Paraná/Educativa. ?Essa é uma conquista para nossos patrocinadores e para quem acredita no basquete e no seu renascimento no Paraná?, festeja Amarildo Rosa, presidente da FPrB, ao festejar a parceria entre a entidade e a Paraná Esporte, que viabilizou a transmissão e outras vantagens.

?É uma forma de resgate do nosso basquete, mostrando que, com um trabalho sério, seremos capazes de resgatar a credibilidade junto à base e encontrar parceiros fortes para fazer do esporte no Paraná um dos melhores do Brasil?, argumentou Amarildo Rosa, presidente da FPrB.

Feminino

No naipe feminino, a equipe de Foz do Iguaçu confirmou presença. Além das meninas da fronteira, participarão do campeonato o Londrina/Moinhos Globo, a Associação Maringá Basquete e o São José do Pinhais, com o time patrocinado pelo Colégio Pilares.

Os quatro times vão medir forças em turno e returno, e o troféu do título vai enfeitar a galeria de troféus da agremiação com o maior número de pontos após os dois turnos. O primeiro turno está agendado para Maringá, no período de 16 a 18 de setembro, enquanto o returno ficou marcado para acontecer entre os dias 6 e 8 de outubro, em São José dos Pinhais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo