Aos 38 anos, Emanuel parece não se cansar de ganhar títulos. Em 2011, foi campeão mundial, do Circuito Mundial, dos Jogos Pan-Americanos e do Circuito Banco do Brasil. Por isso, foi eleito o melhor do ano no vôlei de praia e indicado ao posto de destaque masculino entre todas as modalidades pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), perdeu o troféu mais cobiçado para o nadador Cesar Cielo.
“Trata-se de um dia de muitas emoções, eu fico nervoso, não estou acostumado, é diferente. Tive a possibilidade de colocar o vôlei de praia em uma condição inédita”, disse o experiente jogador, em entrevista ao Sportv.
Emanuel fez questão de exaltar a ajuda de Alison, seu parceiro no vôlei de praia. Na temporada, o campeão olímpico de 2004 já havia sido considerado o melhor jogador do mundo da modalidade.
“Ele faz parte do meu projeto de renovação, eu rejuvenesci, ganhei um novo gás ao seu lado”, afirmou.
Mulher de Emanuel, a ex-jogadora Leila destaca a determinação do marido para seguir com a carreira vitoriosa. “Ele merece tudo isso, a forma com que conduz sua carreira, vem para coroar todo o seu amor pelo esporte”, explicou.