Com duas medalhas na prova de 10 quilômetros em Mundiais, em 2013 e 2015, Ana Marcela Cunha confirmou neste domingo o favoritismo no evento-teste da maratona aquática para a Olimpíada do Rio, em 2016, ao chegar em segundo lugar. Ela só ficou atrás da inglesa Keri Payne.

continua após a publicidade

Chegar em segundo foi um “presente” para quem ganhou férias de 15 dias após o Mundial de Kazan, na Rússia, e para quem retomou os treinos na semana passada, depois de ganhar alguns quilinhos (quatro) no período de descanso. O teste para os Jogos foi em Copacabana. A brasileira quis participar da prova no Rio somente para “conhecer” o mar e o percurso. Deu certo.

Ana Marcela, depois de nadar parte da prova entre a sexta e quarta posições, reagiu e conquistou a prata, com o tempo de 2h12min19. Apenas 1,2 segundo atrás da inglesa. O bronze ficou com a alemã Isabelle Harle (2h12min23), fã das caipirinhas de Copacabana.

A prova ocorreu em dia bom no Rio, com temperatura do mar em 18 graus. A francesa Aurélie Muller, atual campeã mundial da modalidade, não completou a prova. Poliana Okimoto, que chegou a liderar o pelotão neste domingo, também parou antes do fim. Alegando dores na virilha, tinha plano definido de sair na metade. Das 25 inscritas, apenas 12 atletas terminaram a prova.

continua após a publicidade