Campeão do Torneio de Santiago, no Chile, o jovem tenista brasileiro Thiago Wild teve seu nome colocado nas estatísticas do esporte ao lado de figuras como Rafael Nadal e Gustavo Kuerten, neste domingo. Aos 19 anos, ele se tornou o mais jovem campeão brasileiro de um torneio de nível ATP, superando Guga, que faturou seu primeiro título aos 20 anos.

continua após a publicidade

Não bastasse este feito, Wild ainda esteve perto de alcançar Nadal, um dos maiores da história, dono de 19 títulos de Grand Slam. O brasileiro é agora o mais jovem a vencer uma competição da gira da América Latina desde o espanhol, campeão em Acapulco em 2005, quando tinha apenas 18 anos.

“Sempre tive o Rafa como um ídolo desde que comecei a jogar tênis com cinco, seis anos. Estou muito feliz com isso”, celebrou Wild. O brasileiro ainda se tornou o tenista com menor ranking a faturar um troféu nesta gira. Ele é o atual 182º do mundo, mas dará um salto para o 113º posto na atualização desta segunda-feira.

O primeiro título na elite do tênis mundial veio com uma vitória suada sobre o norueguês Casper Ruud, 38º do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3. “A partida foi muito equilibrada, teve chances para os dois lados. Tive muitas chances no segundo set, dois ou três 0/30 no saque do Casper, não pude converter. Tive que focar para tirar o melhor tênis no terceiro set. Saquei um pouco melhor no terceiro, aproveitei minhas chances e pude sair com a vitória”, analisou.

continua após a publicidade

Apesar da felicidade com o título, Wild manteve os pés no chão após a grande conquista. E evitou fazer projeções sobre o seu futuro desempenho em torneios maiores, como os Grand Slams. “Não há muito o que pensar no que vou ser ou no que fiz antes, e sim no que está fazendo no momento, como estou jogando e como quero jogar. Tenho que pensar no trabalho e nada mais.”

No entanto, admitiu que o título deve aumentar sua confiança para os próximos torneios, a começar pelo duelo do Brasil com a Austrália, pela Copa Davis, no fim de semana que vem. “Não pensei mais adiante e sim que com essa semana eu ganho confiança para o restante da temporada.”

continua após a publicidade

Pouco depois de conceder entrevista coletiva na capital chilena, o brasileiro embarcou para a Austrália para se juntar ao time brasileiro na Davis. O Brasil vai duelar com os anfitriões pela fase qualificatória da tradicional competição. Se conseguir derrubar os favoritos, o time brasileiro avançará às Finais da Davis, em novembro.