Em reunião sobre Copa América, Del Nero quer revisão na lista de atletas de Dunga

Dunga está garantido no cargo e a comissão técnica da seleção brasileira não deverá passar por mudanças radicais. Mas a participação da equipe na Copa América será alvo de uma avaliação, a primeira mais profunda desde que o treinador reassumiu o cargo e Marco Polo Del Nero chegou à presidência da CBF. Uma reunião na sede na entidade, no Rio, foi marcada para esta terça-feira, mas pode ficar para os próximos dias porque a CBF está empenhada na elaboração de um texto substitutivo da MP de refinanciamento da dívida fiscal dos clubes.

No encontro com Del Nero estarão presentes Dunga, o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, e o secretário-geral da entidade, Walter Feldman, embora este tenha como principal atribuição nesta semana preocupar-se com a MP. O diretor de marketing da CBF, Gilberto Ratto, também pode ser convidado a participar, uma vez que esteve com a delegação desde a chegada ao Chile.

Marco Polo vai receber relatórios de Dunga e Gilmar e outro de Feldman. Em seguida, fará vários questionamentos. Um deles, embora não em tom de cobrança, será sobre o descontrole emocional de alguns jogadores, sobretudo Neymar. O presidente lembrará que no Campeonato Brasileiro os juízes foram instruídos a advertir com cartão amarelo o jogador que reclamar, embora isso não tenha relação direta com a seleção porque a maior parte dos jogadores atua fora do País. Mas deve falar que pretende ver os atletas mais controlados.

O presidente também está preocupado com os jogadores que estarão à disposição. Acha que é importante usar a juventude ao lado da experiência. Neste contexto, Robinho ganha ainda mais força depois de ter sido o substituto de Neymar de fato. E Kaká pode ter nova oportunidade com Dunga.

O fracasso da seleção na Copa América não merecerá maiores reparos ou cobranças, embora Del Nero tenha dito em janeiro entender que o Brasil tem de ser no mínimo finalista de todas as competições de que participa. Mas também disse que Dunga não cairia caso isso não viesse a ocorrer no torneio do Chile porque o trabalho tem como meta a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Del Nero acredita que a seleção foi prejudicada pelos desfalques e erros individuais. No último domingo, o dirigente voltou a assegurar a permanência do treinador na seleção. “Ele ligou para o Dunga logo depois da partida, conversaram longamente e o presidente passou tranquilidade ao treinador. O risco que ele corre é zero. Dunga comentou que é muito bom trabalhar desse jeito, tendo respaldo”, contou Feldman.

Na reunião também será iniciado o processo de preparação para as Eliminatórias. A disputa começa em outubro, mas Dunga e Gilmar pretendem ir à Rússia em julho para acompanhar o sorteio da tabela dos jogos. A Fifa vai promover um encontro para este fim no dia 25, em São Petersburgo.

A seleção volta a se reunir em setembro para dois amistosos, nos dias 4 e 8, nos Estados Unidos. A convocação para estes jogos será em agosto e a intenção da comissão técnica é chamar Neymar, mesmo se não puder contar com ele para os dois primeiros jogos das Eliminatórias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo