Na partida que marcou a volta do brasileiro Nenê à NBA, um Denver Nuggets motivado venceu o Dallas Mavericks por 118 a 105, em casa, na noite de quinta-feira. O ala-pivô, que teve um tumor maligno nos testículos, em janeiro deste ano, ficou em quadra no último 1min17s de partida, e foi o mais aplaudido pelos 18.247 torcedores que estiveram no Pepsi Center.

continua após a publicidade

O retorno de Nenê não foi marcado por pontos ou rebotes. Mas, para os companheiros e a torcida, a volta do brasileiro valeu muito mais do que as estatísticas da partida puderam mostrar. Carmelo Anthony, cestinha do jogo com 32 pontos, disse que o regresso de Nenê, por si só, já foi um fator de desequilíbrio em favor do Denver.

"Todos estávamos felizes e animados por vê-lo de volta, vestido com o uniforme, sorrindo novamente", afirmou o ala, que além dos pontos pegou dez rebotes e distribuiu duas assistências.

O armador Allen Iverson, também fundamental na vitória do Denver com 31 pontos, emocionou-se com a volta de Nenê. "Ele é um companheiro, alguém de quem gostamos muito. Quando tudo aconteceu, passei a ver que era algo que ia além do jogo, era uma luta pela vida. Foi uma ótima sensação vê-lo voltar e estou feliz por fazer parte deste momento.

continua após a publicidade

Para o técnico George Karl, que também recuperou-se de um câncer o desempenho de Nenê era o que menos importava. "Nós estamos felizes que ele está de volta e estamos celebrando a saúde dele, seu retorno após passar por uma difícil cirurgia. Isto [celebração] não tem nada a ver com basquete", disse.

Karl afirmou que, quando viu Nenê entrando na quadra, teve vontade de chorar. "É algo que merece lágrimas. Vê-lo voltar e podê-lo ajudar nisso, é uma grande história, é uma sensação ótima.

continua após a publicidade