O suíço Roger Federer continua na liderança do ranking mundial da ATP na lista divulgada nesta segunda-feira (28). Primeiro colocado desde fevereiro de 2004, Federer tem 6775, contra 5655 de do espanhol Rafael Nadal, que o derrotou no domingo na final do Masters Series de Montecarlo. O sérvio Novak Djokovic e o russo Nikolay Davydenko, semifinalistas no torneio monegasco, mantém terceiro e quarto lugares.
A nova listagem não mostra mudanças entre os dez primeiros colocados. A primeira alteração é no 12º lugar, agora ocupado pelo cipriota Marcos Baghdatis, que subiu uma posição. O francês Jo-Wilfried Tsonga ganhou três colocações e agora é o 13º. Entre os 20 primeiros, o argentino Juan Monaco e o espanhol Tommy Robredo também uma posição cada. O único que caiu foi o francês Paul-Henri Mathieu, de 12º para 18º.
Entre os brasileiros, Marcos Daniel continua com o melhor ranking, mas caiu uma posição e agora é o 78º na lista. Thomaz Bellucci ganhou um posto e agora ocupa o 126º lugar. Julio Silva em 184º e Franco Ferrero, 186º, completam a lista de representantes do País nos top 200.
Gustavo Kuerten, que perdeu na estréia em Montecarlo, ocupa a 1150ª posição, com os 5 pontos conquistados no Aberto de Santa Catarina, quando venceu o colombiano Carlos Salamanca na primeira rodada.