O brasileiro Tony Kanaan foi a surpresa do treino de classificação da etapa de São Paulo da Fórmula Indy. Com a sua competitividade sob dúvida por causa de uma lesão na mão direita, o piloto da KV foi um dos destaques da atividade deste sábado, quando chegou a liderar a segunda parte da sessão, e vai largar em quarto lugar. Agora, ele quer superar o favoritismo dos integrantes da Andretti Autosport, equipe que conquistou as duas primeiras posições do grid, com o norte-americano Ryan Hunter-Reay e o venezuelano E.J. Viso, e conquistar a vitória na prova deste domingo no circuito de rua do Anhembi.

continua após a publicidade

“É uma ótima posição para largar, aqui tem muitos pontos de ultrapassagem. Ou é só eu encaixar algumas daquelas minhas relargadas e passar três de uma vez”, disse Kanaan. “O dono da minha equipe perguntou se agora eu não quero machucar a mão esquerda para ver se eu não vou ainda mais rápido”, brincou.

Kanaan ressaltou que as dores na mão direita, fruto do acidente na etapa de Long Beach, que antecedeu a corrida de São Paulo, ainda o incomodam muito. Por isso, ele não sabe se conseguirá ser tão competitivo na prova deste domingo, que tem uma previsão de 75 voltas.

“Tomei uma injeção e fiquei melhor. Vou repetir isso amanhã (domingo) para poder aguentar a corrida. Agora vai ser diferente. Hoje (sábado), não foi uma corrida inteira, você dá menos de 10 voltas e para nos boxes”, comentou o brasileiro, que também usou uma tala por cima da luva.

continua após a publicidade

O piloto da KV foi favorecido neste sábado pelos problemas com os favoritos da equipe Penske. O brasileiro Hélio Castroneves, que lidera o campeonato, vai largar apenas do 18º lugar, quatro posições à frente do australiano Will Power, que ganhou as três edições da etapa de São Paulo da Indy. Mas, para Kanaan, ambos ainda têm chances de vencer neste domingo.

“Na Indy, largar em quarto é ótimo, mas quarto, primeiro ou 18º não quer dizer nada. Eles estão com os melhores pneus e essa é uma prova que não tem favorito”, comentou o brasileiro mais bem colocado no grid da prova no Anhembi – Helinho sai em 18º lugar e Bia Figueiredo está na 16ª posição.

continua após a publicidade