Em dia dos mais confusos na MotoGP, desde a chuva que atrapalhou a organização da prova até as trapalhadas do piloto espanhol Marc Márquez na pista, o inglês Cal Crutchlow venceu um belo duelo contra o francês Johann Zarco nas últimas voltas e conquistou a vitória na etapa da Argentina da categoria, a segunda da temporada de 2018, realizada no circuito de Termas de Río Hondo.
Toda a confusão começou ainda antes do início da corrida. Pouco depois do final da prova da Moto2, a chuva caiu no circuito, mas logo parou. Só que a organização declarou pista molhada, apesar do relato de quem estava no circuito era de que o asfalto já começava a secar após uma garoa fina. Assim, dos 24 pilotos da categoria, apenas o pole Jack Miller tinha arriscado e deixado os boxes com os slicks, com os demais com as motos acertadas para chuva.
Pouco antes da largada, porém, todos voltaram para os boxes, deixando Jack Miller sozinho no grid. Pelo regulamento, todos os outros teriam de largar do pit-lane, mas a organização optou por adiar o início. Prejudicado, o piloto australiano protestou e forçou a MotoGP a encontrar uma saída. A direção de prova, então, recolocou os pilotos no grid, mas dando ao pole três filas de vantagem.
A partir daí começou a aparecer as trapalhada de Marc Márquez. A sua moto apagou pouco antes da largada, mas o espanhol conseguiu botar a máquina para funcionar no tranco e saiu de sua posição normal do grid. Após seis voltas, já na liderança, teve que entrar nos pits para cumprir o “ride-through” que recebeu pela polêmica largada – foi sancionado por ter andado na contramão durante o procedimento inicial.
Com Marc Márquez fora do páreo pela vitória, Jack Miller retomou a liderança, mas a perdeu em uma intensa disputa com o espanhol Álex Rins, Johann Zarco e Cal Crutchlow. No fim, o australiano se deu melhor e venceu a etapa da Argentina com Zarco em segundo e Rins em terceiro lugar.
Mais atrás, Marc Márquez aprontou mais uma vez. Disputando o quinto lugar, foi com tudo para cima de Valentino Rossi, mas forçou o italiano para fora da pista. Foi, então, alvo de uma nova investigação por conta da queda do rival da Yamaha. A direção de prova logo anunciou que o incidente estava sendo investigado, mas a punição só saiu após a bandeirada, com o acréscimo de 30 segundos ao tempo do espanhol – acabou na 18.ª colocação.
A vitória em Termas de Río Hondo deu a liderança para Cal Crutchlow. Está com 38 pontos, contra 35 do italiano Andrea Dovizioso, vencedor na estreia no Catar e sexto colocado neste domingo. Johann Zarco está em terceiro lugar com 28 pontos.
A MotoGP volta a ser disputada daqui a duas semanas com a realização da etapa dos Estados Unidos, no circuito das Américas.