O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse hoje, durante visita a Natal, que o “tempo é curto” até a Copa do Mundo-2014 e que a cidade “não pode perder nenhum minuto em relação às obras”.

continua após a publicidade

No início do ano, Valcke afirmou que havia “muito atraso” nas obras para o Mundial e que Natal poderia até ser excluída da competição caso não conseguisse acelerar o passo.

“Natal estava no vermelho em janeiro, mas voltou à cor certa. Voltou a ficar no prazo, como nós pedimos”, disse o secretário-geral em sua primeira visita à obra da Arena das Dunas, estádio apontado como o mais atrasado entre os que receberão jogos em 2014.

O ritmo do projeto, “por enquanto”, não preocupa, disse. “A obra está bem encaminhada, mas é preciso trabalhar com afinco. A cidade não pode perder nenhum minuto. Há muito trabalho a ser feito”, acrescentou, considerando que é preciso viabilizar também obras de infraestrutura para melhorar as condições de transporte e de alojamento em Natal.

continua após a publicidade

O recado dado a Natal foi estendido às sedes em que haverá partidas da Copa das Confederações, no próximo ano.

Em relação à Arena das Dunas, Valcke assistiu a uma apresentação que indicava que 25,23% da obra, encabeçada pela construtora OAS, já foi executada. A expectativa do governo do Rio Grande do Norte é que 50% sejam alcançados em dezembro deste ano e que o total seja entregue em dezembro de 2013.

continua após a publicidade

“Saímos dessa visita entusiasmados e com a impressão de que não só o estádio estará pronto, mas que obras associadas que terão impacto sobre o desenvolvimento da cidade também estarão completas a tempo”, disse o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, que participou da visita.

Fernandes afirmou que as obras de mobilidade são necessárias e descartou o risco de as estruturas que estão sendo erguidas para a Copa ficarem subutilizadas após o Mundial. A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, fez coro.

Os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do conselho de administração do Comitê Organizador do Mundial (COL), também integraram a comitiva e demonstraram otimismo em relação aos preparativos para a Copa.

Antes de aportar em Natal, o grupo visitou obras em Recife, ontem. Amanhã, está prevista uma visita ao estádio Mané Garrincha, em Brasília.