Em busca de uma vaga no G-4, Fluminense e Grêmio fizeram um jogo lento e pouco criativo e não saíram de um empate sem gols neste domingo, no Maracanã. Com o resultado, o time carioca chegou aos nove pontos, enquanto os gremistas somam oito, ambos na zona intermediária da tabela.

continua após a publicidade

“Não fizemos uma boa exibição. Deixamos o Grêmio dominar o meio de campo e ditar o ritmo do jogo. Criamos poucas chances”, lamentou Leandro Amaral, que entrou no segundo tempo.

Foi um primeiro tempo de poucas oportunidades de gol e pouco futebol. As equipes fizeram um jogo equilibrado, mas sem muita criatividade. O Grêmio ditava o ritmo do jogo e levava mais perigo explorando a equivocada linha de impedimento dos donos da casa.

O Fluminense tentava se impor, mas era bem anulado pela marcação do Grêmio, que construía bons contra-ataques. Logo aos quatro minutos, a melhor chance da etapa. Maxi López foi à linha de fundo e cruzou para Tcheco perder gol feito, chutando com força no travessão, sem goleiro. Mais quatro minutos e foi a vez de Alex Mineiro desperdiçar, chutando para fora na saída de Ricardo Berna.

continua após a publicidade

Os donos da casa tinham extrema dificuldade em finalizar. Nas poucas chances que criou, Fred cabeceou com perigo aos 12 minutos, mas o goleiro Marcelo Grohe fez boa defesa. Thiago Neves, aos 40 minutos, também tentou de cabeça, porém mandou para fora.

O panorama pouco mudou no segundo tempo. A partida era jogada em ritmo lento por ambas as equipes, com as defesas se sobressaindo sobre os ataques. O Grêmio tinha até maior volume de jogo, cozinhando a partida a seu gosto, satisfeito com o empate e indo à frente em busca de um eventual gol vitorioso sem muitos riscos.

continua após a publicidade

Envolvido, o Fluminense praticamente limitava-se a bolas alçadas na área, que não encontrava, porém, destino certo. Carlos Alberto Parreira tentou dar maior poderio ofensivo a sua equipe lançando Leandro Amaral no lugar de Marquinho.

O time anfitrião até pressionou um pouco mais nos últimos 15 minutos, mais graças ao adversário que se encolheu para preservar o resultado do que pelos próprios méritos. Nem a expulsão de Douglas melhorou as coisas para o Fluminense. A única chance clara foi desperdiçada por Thiago Neves, aos 42. O meia chutou mal depois de receber livre pela direita e Marcelo defendeu, garantindo o ponto fora de casa para os gaúchos.

Na próxima rodada, o Fluminense vai visitar o Avaí em Florianópolis, no sábado, enquanto o Grêmio receberá o Goiás, no Olímpico, no mesmo dia.

Ficha Técnica:

Fluminense 0 x 0 Grêmio

Fluminense – Ricardo Berna; Diogo (Maicon), Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Marquinho (Leandro Amaral), Carlos Eduardo (Diguinho) e Darío Conca; Thiago Neves e Fred. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Grêmio – Marcelo Grohe; Thiego, Léo, Rafael Marques e Fábio Santos; Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Alex Mineiro (Douglas Costa) e Maxi López (Herrera). Técnico: Paulo Autuori.

Cartões amarelos – Maxi López, Tcheco, Túlio e Herrera (Grêmio); Diguinho (Fluminense).

Cartão vermelho – Douglas Costa (Grêmio).

Árbitro – José Henrique de Carvalho (SP).

Renda – R$ 239.747,50.

Público – 16.270 pagantes.

Local – Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).