Mesmo com as atenções voltadas para a Copa do Brasil, o Botafogo venceu neste domingo (20) o Atlético-MG por 2 a 1, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time carioca se manteve com 100% de aproveitamento. A equipe mineira, cujo novo treinador, Zetti (ex-Paraná), será apresentando oficialmente amanhã, sofreu a primeira derrota na competição.
Agora, o Botafogo se concentra no duelo decisivo, quarta-feira, contra o Figueirense, no Maracanã, pela Copa do Brasil. O clube de General Severiano precisa vencer por três gols de diferença para disputar a final do torneio.
O jogo deste domingo foi fraco tecnicamente. O Atlético-MG começou melhor, explorando os avanços do lateral-direito Coelho, pois o Botafogo improvisou pelo lado esquerdo. Sem o lateral Luciano Almeida, machucado, o técnico Cuca escalou o meia Ricardinho no setor.
Por ali, a equipe mineira chegou com perigo. O atacante Danilinho desperdiçou ótima oportunidade aos 7 minutos. Recebeu cruzamento livre de marcação na grande área, chutou rasteiro, mas o goleiro Júlio César fez grande defesa. Até então sonolento o Botafogo reagiu.
O meia Zé Roberto aplicou um drible desconcertante e foi derrubado pelo zagueiro Marcos dentro da área do Atlético-MG. O árbitro Evandro Rogério Roman assinalou corretamente pênalti. Dodô cobrou mal, o goleiro Diego defendeu, mas, no rebote, o atacante fez 1 a 0, aos 17 minutos.
O time carioca cresceu na partida. O meia Lúcio Flávio arriscou chute de fora da área e Diego espalmou a bola para escanteio. O atleta do Botafogo não desistiu. Finalizou novamente de longa distância, mas desta vez superou o goleiro mineiro: 2 a 0, aos 40 segundos da etapa final.
Placar garantido? Que nada. O zagueiro Marcos descontou de cabeça: 2 a 1, aos 26 minutos, quando o Botafogo dominava. O Atlético-MG acelerou o ritmo e, por pouco, não empatou o confronto. Esbarrou no goleiro Júlio César e na má pontaria.
O Botafogo repetiu ontem o placar que eliminou recentemente o Atlético-MG da Copa do Brasil. Na ocasião, o jogo foi marcado por um erro de arbitragem a favor da equipe carioca.
FICHA TÉCNICA: BOTAFOGO 2 X 1 ATLÉTICO-MG
Gols: Dodô, aos 17 minutos do primeiro tempo. Lúcio Flávio, aos 40 segundos, e Marcos, aos 26 minutos do segundo tempo.
Botafogo: Júlio César; Joilson (Diguinho), Juninho (Asprilla), Vágner e Ricardinho; Túlio, Leandro Guerreiro, Lúcio Flavio e Zé Roberto; Jorge Henrique (Adriano Felício) e Dodô. Técnico – Cuca
Atlético–MG: Diego; Coelho, Marcos, Lima e Ricardinho; Rafael Miranda, Bilu (Vanderlei), Marcinho e Danilinho; Éder Luís (Lúcio) e Galvão (Tchô). Técnico – Tico dos Santos
Juiz: Evandro Rogério Roman (PR)
Cartão amarelo: Coelho, Juninho, Lúcio e Lima
Renda: não disponível
Público: não disponível
Local: Maracanã.