Em um dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro até o final desta oitava rodada, Cruzeiro e Grêmio fizeram um duelo eletrizante e empataram por 3 a 3, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O time gaúcho chegou a fazer 2 a 0 e 3 a 2, mas permitiu a igualdade cruzeirense por duas vezes e perdeu a chance de assumir a liderança.

continua após a publicidade

O resultado foi benéfico ao Corinthians, que segue na ponta isolada com 20 pontos, um a mais que o Grêmio. O Cruzeiro, no meio da tabela de classificação, permanece na oitava colocação, agora com 11 pontos. Se perdesse, estaria mais perto da zona de rebaixamento.

continua após a publicidade

No meio de semana, pela nona rodada, os dois times jogarão na quinta-feira. O Cruzeiro enfrentará a Ponte Preta, às 19h30, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). O Grêmio, às 21 horas, receberá o terceiro colocado Coritiba, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. Prévia para o possível duelo pela liderança contra o Corinthians, no domingo, também em casa.

continua após a publicidade

Em campo, o jogo teve intensidade, como gosta de falar o técnico Tite, hoje na seleção brasileira, do início ao fim. Logo aos quatro minutos, o Cruzeiro quase marcou com um chute de Alisson que bateu na trave do goleiro Marcelo Grohe. Aos 15, o Grêmio abriu o placar. Luan cobrou escanteio pela esquerda na primeira trave, onde estava Kannemann. O zagueiro desviou e a bola bateu na trave esquerda de Fábio. No rebote, Everton desviou para o gol vazio.

A desvantagem no placar desanimou o Cruzeiro, que passou a errar passes e dar espaços para o rival. O time mineiro chegou algumas vezes, de forma desorganizada, ao ataque e viu o Grêmio explorar os contra-ataques. Em um deles, aos 36 minutos, era quatro gremistas contra dois cruzeirenses, mas a jogada foi para o lado errado e Ramiro chutou para fora.

Na chance seguinte, aos 41 minutos, o Grêmio não desperdiçou. Luan cobrou falta da direita e, após desvio, a bola ficou com Everton na área. O atacante dominou, cortou para o fundo e cruzou rasteiro. O volante Michel aparece na pequena área para empurrar para o gol.

Só que o Grêmio não foi para o intervalo com uma vantagem tranquila. Aos 45 minutos, Alisson foi ao fundo pela esquerda e cruzou rasteiro. Kannemann tentou tirar da bola, mas errou e ela caiu nos pés de Thiago Neves, na altura da marca do pênalti. O meia bateu firme e diminuiu para o Cruzeiro, dando esperanças de mais reação no segundo tempo.

O empate, para alegria da torcida presente no Mineirão, veio rapidamente após o descanso. Aos dois minutos, após chutão da defesa, Thiago Neves dominou na entrada da área, girou e encontrou Rafael Sóbis entre o lateral-direito Edílson e o zagueiro Pedro Geromel. O atacante chutou cruzado e rasteiro no canto esquerdo de Marcelo Grohe.

Atrás da liderança do Brasileirão, o Grêmio não se abateu e seguiu com sua postura de pressionar o Cruzeiro nos contra-ataques. Assim, chegou ao terceiro gol, aos 14 minutos. Pedro Rocha recebeu pelo alto de Luan, na área, dominou e chutou. No rebote de Fábio, Ramiro desviou dentro da pequena área para as redes.

Novamente o Cruzeiro estava em desvantagem e novamente a reação veio de forma rápida. Aos 17 minutos, Robinho fez grande jogada com Rafael Sóbis e Thiago Neves, recebeu na área e finalizou no canto direito baixo de Marcelo Grohe para empatar o jogo.

A partir daí, os gols não saíram mais, mas chances foram criadas. O Cruzeiro teve algumas, especialmente em um chute de Élber da entrada da área que raspou o travessão gremista, já aos 46 minutos. Pouco antes, o Grêmio teve a sua oportunidade desperdiçada por Fernandinho.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 3 x 3 GRÊMIO

CRUZEIRO – Fábio; Ezequiel, Caicedo, Léo e Diogo Barbosa; Lucas Romero, Ariel Cabral (Lucas Silva), Robinho (Ábila), Alisson e Thiago Neves; Rafael Sóbis (Élber). Técnico: Mano Menezes.

GRÊMIO – Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann (Rafael Thyere) e Cortez; Michel, Arthur (Maicon), Ramiro e Pedro Rocha (Fernandinho); Luan e Everton. Técnico: Renato Gaúcho.

GOLS – Everton, aos 15, Michel, aos 41, e Thiago Neves, aos 45 minutos do primeiro tempo; Rafael Sóbis, aos 2, Ramiro, aos 14, e Robinho, aos 17 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Léo, Ezequiel, Robinho, Diogo Barbosa e Rafael Sóbis (Cruzeiro); Michel e Ramiro (Grêmio).

ÁRBITRO – Raphael Claus (Fifa/SP).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).