No primeiro encontro depois da decisão da Copa do Brasil de 2007 Fluminense e Figueirense empataram neste domingo (29) por 1 a 1. O jogo foi disputado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pois o Maracanã está cedido aos Jogos pan-americanos.
Com o resultado, a equipe tricolor se distanciou dos primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Chegou aos 21 pontos, dois a mais que o Figueirense.
O Fluminense tem motivos de sobra para reclamar da arbitragem, pois seus jogadores sofreram três pênaltis no primeiro tempo, mas o juiz Heber Roberto Lopes só marcou um, convertido, com direito a paradinha, pelo atacante Somália, aos 37 minutos.
O primeiro erro do árbitro ocorreu no início da partida. O goleiro Wilson derrubou o atacante Rodrigo Tiuí, que o driblou e só rolaria a bola para as redes. Mal posicionado, Heber Roberto Lopes não viu nenhuma irregularidade no lance. Aos 33, novo erro: o zagueiro Édson parou Rodrigo Tiuí com falta dentro de sua própria área, e o árbitro fez vista grossa.
Na terceira vez, no entanto, não teve jeito: Wilson saiu mal do gol e se chocou com o meia Thiago Neves. Agora sim: pênalti marcado. Somália bateu com categoria, mas a torcida nem teve tempo para comemorar a vantagem no placar, pois o zagueiro Thiago Silva tentou cortar cruzamento do ala direito Ruy e fez gol contra: 1 a 1.
Ficha técnica
Fluminense: Fernando Henrique; Thiago Silva, Roger e Luiz Alberto; Rafael (Soares), Fabinho (David), Arouca, Thiago Neves e Júnior César; Somália e Rodrigo Tiuí (Jean). Técnico – Renato Gaúcho
Figueirense: Wilson; Édson, Chicão e Vinícius; Ruy, Rafael Lima, Peter, Cleiton Xavier e André Santos; Otacílio Neto (Anderson Luiz) e Jean Carlos (Alexandre). Técnico – Mário Sérgio.
Gols: Somália, aos 37 minutos; e Thiago Silva (contra), aos 39 minutos do primeiro tempo
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/PR)
Cartão amarelo: Rodrigo Tiuí, Cleiton Xavier, André Santos, Wilson e Ruy
Renda: não disponível
Público: não disponível
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)