Festa

Em Gênova, Juventus vence a Sampdoria e conquista o tetracampeonato italiano

A Juventus entrou em campo neste sábado no estádio Luigi Ferraris, em Gênova, pela 34ª rodada do Campeonato Italiano, para confirmar o que todos na Itália já sabiam: o tetracampeonato. E confirmou todas as previsões, com uma vitória simples sobre o time da casa por 1 a 0, gol de Vidal. Com o resultado, a Juventus chega ao seu 31º título na história do Campeonato Italiano, 13 a mais do que seus grandes rivais, Milan e Inter de Milão. O time de Turim chegou aos 79 pontos, contra 62 da Lazio, que ainda joga na rodada contra a Atalanta. Mesmo com a vitória, a Lazio não tira mais a diferença para a campeã italiana, pois restam apenas quatro rodadas para o fim da competição.

A Juventus busca agora igualar o pentacampeonato conquistado pela Inter na década passada, entre 2005 e 2010. Vale lembrar que a torcida do clube de Turim comemora neste sábado seu 33º título, já que a equipe teve dois de seus títulos anulados, um transferido para a Inter, que conquistou assim o penta, por causa da manipulação de resultados nos campeonatos do início deste século. Em campo, a Juventus igualou a própria Inter e o Torino, que foi tetracampeão no fim da década de 1940.

O jogo no Luigi Ferraris foi muito disputado desde seu início, já que a Sampdoria continua na briga por uma vaga na Liga Europa da próxima temporada. Com algumas chances perigosas para os anfitriões, Obiang quase abriu o marcador para os mandantes em boa jogada do ataque. Massimo Allegri, que conquistou neste sábado seu segundo título italiano (o primeiro foi no comando do Milan), armou a equipe com todos os seus titulares para aproveitar os contra-ataques e as bolas aéreas. Em uma delas, após quase tomar o gol em outro chute perigoso de Obiang, a Juventus saiu para o ataque e controlou as ações na entrada da área da Sampdoria. O espanhol Llorente tocou para Lichtsteiner, que aos 32 minutos levantou a bola na cabeça de Vidal. O chileno cabeceou e fez o gol que daria o 31º título para a equipe de Turim.

Após a vantagem, a Juventus tentou administrar o duelo para tentar ampliar e assegurar o título mais cedo na partida. Mas os anfitriões tentavam, de maneira um pouco desordenada, ameaçar a meta de Buffon. A Juventus começava a poupar os jogadores dentro de campo para a primeira partida da semifinal da Liga dos Campeões da Europa, contra o Real Madrid, que acontece na próxima terça-feira, na Arena Juventus, em Turim. Mas a Sampdoria não diminuía o ritmo, atrás do empate que poderia garantir um ponto aos mandantes e também o título para os visitantes, já que a Lazio não poderia mais alcançar a ponta por causa da diferença de pontos em relação ao time de Turim. Com muitos duelos no meio campo, o jogo encerrou a etapa inicial com a vantagem dos visitantes.

Na volta dos vestiários, a equipe de Allegri voltou a ameaçar a meta de Viviano, com bolas aéreas e os conhecidos chutes perigosos do argentino Tevez e, depois de sua saída, com as investidas do espanhol Morata, que quase ampliou no fim da partida. Os donos da casa até que tentaram igualar o marcador, mas sempre pararam nas mãos seguras de Buffon, que não permitiu qualquer chance mais aguda para os jogadores dos anfitriões. Com 50 pontos, a Sampdoria continua na briga por vaga na Liga Europa com Inter de Milão, Torino, Fiorentina, Napoli e seu eterno arquirrival, o Genoa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna