A reestreia no estádio Olímpico Pedro Ludovico não acabou como esperava o torcedor do Atlético-GO na Série B do Campeonato Brasileiro. Com o gol de Fernando Viana no último lance do segundo tempo, o elenco comandado pelo técnico Marcelo Cabo empatou com o Joinville por 1 a 1, na abertura da 28ª rodada. O time da casa pressionou no início do confronto, mas sofreu na etapa final com a velocidade dos catarinenses e relaxou nos acréscimos.
Com o placar, o Atlético-GO chega aos 49 pontos, ainda atrás do Vasco na liderança, que tem 51 – o time carioca ainda joga nesta rodada. Do outro lado, o Joinville completou 10 jogos sem vencer e se mantém na zona de rebaixamento, com 25 pontos, a frente apenas do lanterna Sampaio Corrêa, que tem 21 – o Oeste, primeiro fora da degola, tem 31.
Magno Cruz em campo era a esperança de Marcelo Cabo de reencontrar as vitórias – no último final de semana caiu para o Vasco fora de casa por 2 a 0 e encerrou a série de nove jogos sem perder. Ainda assim, o meia ficou em campo apenas 34 minutos, tempo suficiente para servir Jorginho e abrir o placar no estádio – ele voltou a sentir o cansaço e saiu de maca.
Aos 18 minutos de bola rolando, o Magno recebeu aberto pela esquerda e viu Jorginho se aproximando da grande área. O companheiro recebeu, driblou a marcação no corpo e ajeitou para bater meio sem jeito. Surpreendentemente, ele pegou bonito na bola e acertou o ângulo direito do goleiro Jhonatan, que até tentou sair na foto, mas nem chegou a encostar.
Para a segunda etapa, o técnico Ramon Menezes tentou mexer na estrutura do Joinville no gramado. Ele tirou o meia Everton Silva para colocar o lateral Bruno Ribeiro, buscando soltar um pouco mais o time pelas pontas. E a alteração deu certo, já que os visitantes deram trabalho nos minutos iniciais em dois lances seguidos, com Heliardo e Claudinho.
Na primeira, logo aos cinco minutos, Heliardo viu o Joinville tentar uma jogada de velocidade pelo meio, a zaga tentou afastar, mas ela caiu nos pés do atacante, que jogou por cima do gol. Três minutos depois, o clube catarinense cobrou escanteio em direção a marca do pênalti e a bola sobrou para Naldo, que tentou o chute, mas ela espirrou de novo e caiu com Claudinho, que tentou bater em cima da marcação.
Quando o elenco do Atlético-GO caiu na comemoração da torcida e já comemorava a vitória provisória, o Joinville resolveu aprontar fora de casa. No último lance da partida, aos 48 minutos da etapa final, Marquinho tentou recuar a bola para Kléver, mas errou o passe. Fernando Viana interceptou, deixou a marcação para trás e tocou para o fundo das redes sem goleiro.
Para se manter na briga pela liderança, o Atlético-GO fica de olho no jogo do Vasco, que enfrenta o Náutico no sábado, na Arena Pernambuco, às 16h30. O time de Goiânia volta a campo na terça da próxima semana, quando será disputada rodada completa. O adversário será o CRB, fora de casa. Já o Joinville medirá forças com o Ceará no Castelão, em Fortaleza (CE), também às 20h30.
FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-GO 1 x 1 JOINVILLE
ATLÉTICO-GO – Kléver; Matheus Ribeiro, Marllon, Lino, Romário; Pedro Bambu, Michel, Magno Cruz (Marquinho), Jorginho (Bruno Barra); Gilsinho e Júnior Viçosa (Alison). Técnico: Marcelo Cabo.
JOINVILLE – Jhonatan; Reginaldo, Rafael Donato, Ligger e Diego; Naldo, Paulinho Dias (Juninho), Everton Silva (Bruno Ribeiro) e Tinga; Heliardo (Fernando Viana) e Claudinho. Técnico: Ramon Menezes.
GOLS – Jorginho, aos 18 minutos do primeiro tempo. Fernando Viana, aos 48 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Jorginho (Atlético-GO); Bruno Ribeiro, Rafael Donato e Claudinho (Joinville).
ÁRBITRO – Emerson Luiz Sobral (PE).
RENDA – R$ 112.695,00.
PÚBLICO – 10.295 pagantes (11.064 no total).
LOCAL – Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia (GO).