Em estréia dura, João Derly supera chinês no Mundial de judô

Defendendo o título mundial obtido no Cairo (Egito), em 2005, o judoca gaúcho João Derly teve uma estréia difícil na competição no Rio. No início da tarde, ele superou o chinês Ritubilige Wu no Golden Score (espécie de prorrogação para desempate) e avançou à segunda rodada na categoria meio-leve (-66 kg).

Na primeira luta, o brasileiro encontrou um atleta preocupado apenas em se defender. Nos cinco primeiros minutos do confronto, cada atleta conseguiu um koka (pontuação mais baixa). Na prorrogação – quem pontua primeiro fica com a vitória -, o judoca asiático seguiu fugindo de Derly e foi punido com um shido (equivalente a um koka). Com isso, a vitória foi para o atual campeão mundial – a arbitragem deixou de punir Ritubilige Wu por inúmeros ataques falsos.

"A luta contra o chinês foi difícil, mas o Derly já sabia que seria assim. Por ser o campeão mundial, ele é o atleta a ser batido na competição. Os outros judocas entram com uma estratégia muito defensiva", disse Kiko Pereira, treinador do atleta gaúcho. "Poucos têm privilégio de ser o campeão do mundo. As lutas tendem a ser mais complicadas e batalhadas taticamente. Derly está sendo muito estudado. Todos os ataques dele tiveram um retorno muito rápido do adversário. Mas o João está bem treinado e vai saber lidar com isso.

Primeiro brasileiro a conseguir uma medalha de ouro em Mundiais, João Derly buscará a classificação às oitavas-de-final contra o mongol A. Myaragchaa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo