O espanhol Carlos Colina estreou com uma grande vitória nesta terça-feira à frente da seleção brasileira feminina de basquete. O novo treinador comandou a equipe em sua primeira partida pelo Campeonato Sul-Americano, disputado em Santiago, no Chile. Sem piedade, o Brasil atropelou o Uruguai e venceu por 120 a 43.
A seleção não teve dificuldade alguma diante do frágil time uruguaio. No primeiro quarto, as brasileiras já venciam por 31 a 8. A cestinha do time foi a pivô Damiris do Amaral, com 18 pontos, mas Micaela também foi bem, marcando 14 pontos. Helen Luz e Palmira, por sua vez, anotaram 12 pontos cada.
Apesar da atuação de destaque, Damiris é a jogadora mais jovem do grupo, com 17 anos. E a pivô contou que sentiu a pressão no início. “Comecei um pouco nervosa, mas depois fiquei tranquila. Acho que fiz um bom jogo. Estou pensando no jogo desde segunda-feira e entrei bem concentrada e focada na partida. Vencemos bem e isso nos dá moral para os próximos confrontos”, comentou a atleta após a vitória.
Já Alessandra, uma das mais experiente, com 37 anos, destacou a boa atuação coletiva. “Fizemos um bom jogo, principalmente diante de um adversário que desconhecíamos. O time esteve bem em quadra, executando as movimentações que o técnico nos pediu. As meninas mais novas tiveram um bom desempenho e foram peças importantes”, disse a pivô.
O Sul-Americano classifica os três primeiros colocados para o Pré-Olímpico e os Jogos Pan-Americanos do ano que vem. O Brasil está no Grupo B e ainda enfrenta a Colômbia, às 18h30 (de Brasília) desta quarta, e a Venezuela na quinta, no mesmo horário. Os dois melhores da chave avançam às semifinais.