O Paysandu aproveitou bem os tropeços dos rivais para entrar no G4, a zona de acesso, e assumir a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, no estádio Mangueirão, em Belém, o time paraense fez um segundo tempo muito bom e derrotou o Boa por 3 a 0, pela 23.ª rodada.
Com o resultado, o Paysandu pegou o elevador e subiu para o segundo lugar com 40 pontos, deixando para trás Sampaio Corrêa, Vitória e Bahia, que não venceram na rodada. O Boa, por outro lado, segue na zona de rebaixamento com 23 pontos, quatro atrás do Atlético Goianiense, o primeiro fora da degola.
Mesmo jogando fora de casa, o time mineiro começou assustando e, após erro na saída de bola, obrigou o goleiro Emerson a trabalhar logo aos seis minutos. O Paysandu teve dificuldades para chegar ao campo de ataque e só conseguiu crescer quando ficou com um a mais depois da expulsão de Raphael Silva por ter agredido adversário, aos 17 minutos. Ai começou a pressão dos donos da casa.
Com tranquilidade, o Paysandu decidiu o jogo no começo da segunda etapa. Logo aos seis minutos, após bom cruzamento de João Lucas pela esquerda, Leandro Cearense antecipou a marcação e desviou de cabeça para o fundo das redes. Sem ser ameaçado pelo adversário, o time paraense matou o jogo aos 17. Leandro Cearense puxou contra-ataque e acionou Edinho. O meia invadiu a área em velocidade e tocou por cima, na saída do goleiro, para marcar.
Os mineiros não tiveram forças para reagir. Com um a menos, o time perdeu toda estratégia inicial e foi presa fácil para os ataques do rival, que ainda conseguiu ampliar aos 38 minutos. Yago Pikachu arrancou, invadiu a área e finalizou forte. O goleiro Fernando Júnior não conseguiu segurar e soltou para Betinho empurrar para o fundo das redes.
Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira, às 19 horas, pela 24.ª rodada. O Paysandu encara o Santa Cruz, no estádio do Arruda, no Recife, enquanto que o Boa recebe o Mogi Mirim, no estádio Dilzon Melo, em Varginha (MG).
FICHA TÉCNICA
PAYSANDU 3 x 0 BOA
PAYSANDU – Emerson; Yago Pikachu, Gualberto (Edinho), Pablo e João Lucas; Fahel, Augusto Recife, Jhonnatan e Valdívia; Welinton Junior (Misael), Leandro Cearense (Betinho). Técnico: Dado Cavalcanti.
BOA – Fernando Júnior; Wendel, Raphael Silva, Everton Sena e Léo Baiano; Gabriel Dias (Jonatas Paulista), Leonardo, Kleiton Domingues (Wallace) e Bruno Felipe; Erick Luis e Felipe Alves (Jarlan). Técnico: Nedo Xavier.
GOLS – Leandro Cearense, aos 6, Edinho, aos 17, e Betinho, aos 38 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Gualberto e Fahel (Paysandu); Léo Baiano, Gabriel Dias, Bruno Felipe e Felipe Alves (Boa).
CARTÃO VERMELHO – Raphael Silva (Boa).
ÁRBITRO – Edmar Campos Encarnação (AM).
RENDA – R$ 109.307,00.
PÚBLICO – 8.577 pagantes (10.271 no total).
LOCAL – Estádio Mangueirão, em Belém (PA).