A França fez a alegria dos seus torcedores nesta sexta-feira no Mundial de Judô. O país-sede do torneio, que está sendo realizado em Paris, conquistou duas das três medalhas de ouro que foram disputadas no dia com Audrey Tcheumeo, na categoria até 78 quilos, e Lucie Decosse, na categoria até 70 quilos. O outro campeão foi o grego Ilias Iliadis, na categoria até 90 quilos.
Na final das pesos médio, Decosse superou a holandesa Edith Bosch. A japonesa Yoriko Kunihara e a húngara Anett Meszaros faturaram as medalhas de bronze na categoria até 70 quilos.
Tcheumeo derrotou a japonesa Akari Ogata, algoz de Mayra Aguiar nas semifinais, na decisão para faturar o título mundial da categoria até 78 quilos. Além da brasileira, a norte-americana Kayla Harrison ganhou a medalha de bronze do peso meio-médio.
Com um ippon, o grego Ilias Iliadis venceu o japonês Daiki Nishiyama para ser o campeão mundial da categoria até 90 quilos. O cubano Asley Gonzalez e o japonês Takashi Ono conquistaram as medalhas de bronze do peso médio.
Apesar de ter subido ao pódio nesta sexta-feira, o Brasil caiu para o sexto lugar no quadro de medalhas do Mundial de Judô, com duas pratas, de Leandro Cunha e Rafaela Silva, e três bronzes, de Sarah Menezes, Leandro Guilheiro e Mayra.
O Japão continua na liderança, com cinco medalhas de ouro, seis pratas e três bronzes. A França está na segunda colocação no quadro de medalhas, com três ouros e um bronze.