A equipe paranaense de surfe amador embarca hoje para Ilhéus, na Bahia, onde disputa a terceira etapa do circuito brasileiro da modalidade. O objetivo da delegação, composta por seis atletas, um dirigente e um árbitro, é conquistar o máximo de pontos possíveis para que o Paraná conquiste os pontos necessários, no ranking, e assim possa sonhar com o inédito 3.º lugar por estados.
A quarta e última etapa será na Ilha do Mel, no mês de setembro e a aposta da Federação Paranaense de Surfe (FPS) é a de que o time consiga desbancar o Rio de Janeiro, São Paulo ou Santa Catarina e subir no pódio. ?Estes três estados dominam as primeiras colocações desde o início do circuito brasileiro. Mas, como este ano a última etapa será no Paraná, acredito que podemos surpreender?, pondera Antônio Barbosa, presidente da FPS.
As meninas da equipe paranaense são as principais esperanças de título entre a delegação. A atual campeã Natalie Martins, e a terceira melhor surfista do mundo na categoria Sub-16, Bruna Schmitz, ambas com 15 anos, vão disputar as duas categorias para mulheres e além da conquista maior, esperam voltar de Ilhéus com o passaporte carimbado para o mundial amador, marcado para o mês de outubro, na Califórnia. ?As três melhores surfistas na categoria até 18 anos e mais uma convidada vão para os EUA, eu preciso chegar pelo menos em segundo lugar nesta etapa para garantir esta viagem?, revela Schmitz, que está em terceiro lugar no ranking, seguido de Natalie em quarto.
Entre os meninos, Peterson Crisanto, afilhado do tricampeão brasileiro, Peterson Rosa, na categoria iniciantes; Alex Lima e Caetano Vargas na open; e Rafael Teixeira na mirim; também vão brigar por uma vaga na final baiana.
A competição tem início previsto para amanhã, pela manhã, e prossegue até domingo. A delegação paranaense só conseguiu viabilizar sua participação no evento, graças ao apoio da Paraná Esporte e Prefeitura Municipal de Matinhos. ?O Ricardo Gomyde está empenhado nos esportes de ação e vê com grande expectativa a realização da última etapa do circuito na Ilha do Mel?, confirma Antônio Barbosa.
Jihad dá volta ao mundo
Enquanto os amadores paranaenses viajam para Bahia, Jihad Khodr dá início, esta semana, à sua segunda volta ao mundo, em busca de pontos que o garantam na divisão de acesso (WQS) do circuito mundial, em 2006. Jihad partiu na última segunda-feira ruma às Ilhas Maldivas, arquipélago próximo à Índia, onde estréia amanhã numa etapa nível cinco estrelas do WQS a divisão de acesso do circuito mundial.
Na segunda-feira (13), desembarca direto em Salvador onde já participa do segundo grande evento do WQS no Brasil, o ?Brasil Open?, na Costa do Sauípe.
Com o verão no hemisfério norte, o circuito mundial concentra o maior número de etapas nos próximos meses. Depois da Bahia, Jihad embarca para, África do Sul, segue para os Estados Unidos e de lá vai direto para o Japão.
No início de agosto já estará na França onde permanece por um mês disputando três campeonatos.