Em busca da torcida, seleção brasileira pega África do Sul

Vista com desconfiança por conta dos resultados dos últimos anos, entre eles a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, a seleção brasileira apostará em sua força ofensiva para vencer a África do Sul nesta sexta-feira e começar a reconquistar seu torcedor.

O amistoso diante dos sul-africanos acontecerá no estádio do Morumbi, em São Paulo, mesma cidade que daqui a menos de dois anos sediará a estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2014.

Com o prestígio em baixa e alvo de várias críticas após a derrota para o México na final dos Jogos de Londres, o técnico Mano Menezes tentará reverter essa situação com uma vitória tranquila sobre os ‘Bafana Bafana’ para obter o apoio do torcedor paulista, um dos mais exigentes do país.

“Temos que trabalhar muito para reconquistar o povo brasileiro e trazer a alegria de volta”, admitiu Neymar.

 

Mano deixou claro desde o primeiro treino preparativo para o amistoso que optará por um meio-campo criativo, mudando um pouco a cara da equipe que ficou em segundo lugar na Olimpíada.

 

Além de Oscar, que foi o principal armador das jogadas de ataque da seleção em Londres, o treinador dará uma chance entre os titulares para Lucas, que terá a oportunidade de vestir a ‘amarelinha’ em casa, já que é cria do São Paulo. O quarteto ofensivo terá ainda Neymar, grande estrela do elenco, e Leandro Damião, artilheiro dos Jogos, com seis gols.

A principal dúvida do Brasil para o amistoso é a presença lateral-direito Daniel Alves, que apresenta um problema muscular na coxa esquerda e ainda depende de autorização médica. Caso não possa jogar, ele será substituído por Adriano, seu companheiro de equipe no Barcelona. Certa apenas é a ausência do volante Sandro, que lesionou a panturrilha esquerda e dará lugar a Rômulo.

Na África do Sul, o estreante técnico Gordon Igesund também terá desfalques por contusão. O principal desfalque será o meia Steven Pienaar, do Everton, grande estrela do futebol do país na atualidade.

Por outro lado, os ‘Bafana Bafana’ contarão com o veterano Benni McCarthy, que tem passagens por Ajax e Porto e atualmente defende o Orlando Pirates, de seu país. Quase sempre em briga contra o excesso de peso, o atacante foi deixado de fora da Copa de 2010, em casa, pelo técnico Carlos Alberto Parreira.

Entretanto, McCarthy não participou dos treinamentos desta semana por ter recebido uma pancada no tornozelo direito e por isso sua escalação também está em dúvida.

O próprio Igesud reconhece as dificuldades de armar uma equipe para medir forças com o Brasil na casa do adversário.

“Estamos em fase de adaptação. Temos muitos jogadores jovens, alguns dos quais já tinham sido convocados, mas nunca atuaram com a seleção principal. Trata-se de um começo de trabalho”, comentou o técnico, que, no entanto, não descarta a possibilidade de obter uma vitória.

“Temos que jogar no ataque e criar situações de perigo. Não podemos pensar em colocar 11 jogadores na defesa apenas porque enfrentamos o Brasil. Acho que podemos ter uma boa atuação”, acrescentou.

Prováveis escalações:

Brasil: Diego Alves; Daniel Alves (Adriano), Dedé, David Luiz e Marcelo; Rômulo, Ramires, Oscar e Lucas; Neymar e Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes.

África do Sul: Khune; Gaxa, Khumalo, Fransman e Tshabalala; Mahlangu, Dikagcoi, Letsholonyane e Serero; Parker e Ndlovu. Técnico:

Árbitro: Néstor Pitana (Argentina), auxiliado por seus compatriotas Diego Bonfá e Gustavo Rossi.

Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna