Em busca da reabilitação, Barbieri arma o Paraná no 4-4-2

Maicosuel no meio-de-campo e Leonardo no ataque. São as novidades do Paraná Clube para o jogo de amanhã – às 20h30, no Pinheirão -, frente ao União Bandeirante. Sem contar com o zagueiro Émerson, lesionado, e necessitando da reabilitação, o técnico Luiz Carlos Barbieri aposta todas as suas fichas em uma formação teoricamente mais ofensiva, posicionada no 4-4-2.

Depois de quatro meses à frente do Tricolor – e diante das visíveis carências do atual elenco -, Barbieri decidiu posicionar a equipe no esquema por ele considerado o ideal. ?Nunca escondi a minha predileção. Só que ao longo do Brasileiro não deu para mexer no time?, comentou o treinador, que aprovou a movimentação do coletivo de ontem à tarde, no local da partida.

?Foi uma movimentação muito boa?, disse. A variação tática aplicada por Barbieri visa melhorar o aproveitamento ofensivo do Paraná, que deixou a desejar nas duas primeiras rodadas deste Paranaense. Pior para Fábio, que perdeu a posição para Leonardo. ?Com a seqüência dos trabalhos, o Leonardo melhorou muito o seu condicionamento físico?, justificou o técnico paranista.

A troca tornou o ataque mais veloz, ainda mais com a presença de Maicosuel no meio-de-campo. Nos minutos finais do coletivo, Barbieri chegou a testar um 3-6-1, com a saída de Vandinho e a entrada do zagueiro Gustavo. ?É uma opção que pode ser aplicada no jogo, mas o time está escalado e inicia a partida no 4-4-2?, disse. Até porque a situação de Gustavo ainda não havia sido regularizada até a tarde de ontem. O jogador depende de uma liberação judicial para ter seu registro confirmado pela CBF.

O novo sistema de jogo obrigará Parral e Rodrigo Alvim a se revezarem no apoio ao ataque. Nas rodadas iniciais, o Tricolor não conseguiu um bom volume de jogo pelos flancos, principalmente pelo lado direito. Com os meias posicionados para as tabelas com os laterais e atacantes, Barbieri espera garantir o volume de jogo necessário para furar a retranca do União.

?Já tivemos, frente ao Roma, uma mostra de como jogam os times do interior. Fechados, esperando o nosso erro. Então, é não errar e evitar as jogadas pelo corredor central?, avisou Barbieri.

O jogo de amanhã é fundamental para a seqüência do Paraná neste primeiro turno. Com uma vitória, o clube busca recuperar a confiança visando o clássico de domingo, frente ao Coritiba, o primeiro da temporada 2006. ?Hoje, a nossa cabeça está no União. O clássico é assunto para sexta-feira?, avisou o ala Rodrigo Alvim.

Edinho é um ?velho? reforço pro Tricolor

Edinho está de volta. O ala-esquerdo, titular da equipe na reta final do Brasileirão do ano passado, acertou ontem um novo contrato com o Paraná Clube. É o décimo reforço do clube para a temporada. A transação foi concluída após uma conversa do atleta com o presidente José Carlos de Miranda. ?É um jogador que sempre honrou essa camisa e acredito que continuará sendo muito útil?, comentou o dirigente.

A negociação vinha se arrastando há tempos. O impasse estava no fato de o atleta estar vinculado até maio ao Iraty. ?A palavra final, no entanto, é minha, já que sou dono de 50% dos direitos federativos?, disse Edinho, 26 anos. O jogador não acertou com o São Caetano e seguiu na expectativa de assinar novo contrato com o Tricolor. Na verdade, Edinho assinará dois contratos diferenciados.

Num primeiro momento, o lateral vem por empréstimo, até o fim do vínculo com o Iraty. A partir de maio, o jogador passa a ter seus direitos presos ao Paraná Clube, que terá direito a 30% de qualquer transação envolvendo o atleta. ?O Edinho é reforço para toda a temporada. Com ele e o Rodrigo Alvim, estamos cobertos na lateral-esquerda?, disse o vice José Domingos.

O clube, assim, desiste de outra transação envolvendo um lateral-esquerdo do interior paulista, cujo nome não foi revelado. A intenção da diretoria era acertar com um jogador jovem, que pudesse trazer retorno financeiro em um futuro breve. ?Só que o clube precisa de resultados em campo. Tínhamos carência neste setor e por isso a volta do Edinho foi autorizada por mim?, confirmou Miranda.

A definição com Edinho faz o Tricolor focar, a partir de agora, apenas o setor ofensivo. Ainda esta semana um atacante pode ser apresentado e o clube ainda busca mais um meia-armador para a seqüência do Paranaense-2006.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo