Em Belém, a estreia do São Paulo na Copa do Brasil tem nesta quarta-feira ares de recomeço para Luis Fabiano. Contra o inexpressivo Independente, de Tucuruí, às 22 horas, o atacante retorna após 39 dias com o desafio de provar que está totalmente recuperado da contratura na coxa direita. No ano passado, a maior sequência dele pelo clube tricolor foi de sete partidas consecutivas. A lesão sofrida logo no terceiro jogo nesta temporada aumentou a desconfiança de que as idas e vindas do departamento médico podem ameaçar sua performance em 2012.

continua após a publicidade

Na expectativa de jogar o máximo de tempo possível no calor da capital paraense, Luis Fabiano admite que nem ele sabe como vai se portar nesta quarta. “Quero voltar bem, tranquilo e sem nenhum tipo de problema”, disse o atacante tricolor. Após a lesão contra o São Caetano, no dia 28 de janeiro, a previsão inicial era de ficar apenas três semanas de molho. “Ele está com muita vontade jogar, vinha dizendo que não via a hora de voltar, pois esta contusão já demorou muito”, reforçou o capitão Rhodolfo.

Para o técnico Emerson Leão, o retorno de Luis Fabiano demorou muito mais do que devia e a partida no Pará servirá como teste. Mesmo com a desgastante viagem e contra um adversário de pouco qualidade, o técnico não abriu mão de, enfim, poder contar com o seu camisa 9.

O elenco, porém, também vê como um reforço psicológico o retorno de um dos principais nomes do grupo. “A experiência dele vai ajudar muito. Ele tem apenas de ganhar ritmo de novo”, afirmou o meia Cícero. Pior para Willian José, que volta para o banco de reservas depois de ter marcado 9 gols em oito partidas como titular.

continua após a publicidade

VAGA ABERTA – Camisa 10 e mais cara contratação do São Paulo para a temporada, Jadson foi vetado por Leão após as péssimas atuações recentes e abriu uma vaga no meio de campo. O treinador optou por fazer mistério, mas Fernandinho é a alternativa mais provável. Aberto pela esquerda, o atacante formará um trio ofensivo com Lucas, pela direita, e Luis Fabiano, centralizado. Esta formação, por sinal, foi a escolhida por Leão nos primeiros jogos do ano pelo Campeonato Paulista.

Caso o meia Maicon, que ainda não brilhou no São Paulo, ganhe a oportunidade de iniciar a partida, Lucas volta a formar dupla com Luis Fabiano no ataque. O ex-jogador do Figueirense, no entanto, tem mostrado evolução lenta e ainda não ganhou total confiança de Leão.

continua após a publicidade

Nos dois esquemas, o São Paulo entrará com uma formação ofensiva para tentar evitar a todo custo a partida de volta, marcada para daqui a uma semana, no Morumbi. Com excesso de jogadores machucados, o elenco são-paulino teria a primeira folga de uma semana desde que começou a temporada, no dia 22 de janeiro. De quebra, a equipe de Leão entraria descansada para o difícil duelo contra o Santos, no próximo dia 18, pelo Paulistão.