Kaiserslautern – A estréia de Zico como técnico em uma Copa do Mundo não poderia ter sido mais amarga. Ocorreu o que ele mais temia. O Japão não soube manter a concentração e segurar a vantagem. Vencia por 1 a 0. Pior: perdeu o jogo para a Austrália em apenas oito minutos, justamente os finais, por 3 a 1. E ainda saiu de campo com saldo negativo de dois gols, o que dificulta em muito a classificação, mesmo com dois jogos ainda por fazer.

continua após a publicidade

Zico lamentou o fato de sua equipe não ter aproveitado as chances para definir o jogo no 2.º tempo, quando a desesperada Austrália deu chances para o Japão contra-atacar. Mas não perdeu tempo procurando justificativas para encobrir as deficiências de sua equipe. ?Não soubemos administrar a vantagem. A Austrália foi para o tudo ou nada, se abriu, nos deu oportunidade e nós desperdiçamos?, disse.

Também não se apegou à desculpa de que o calor prejudicou seu time. ?O calor prejudicou a Austrália também. Jogar neste horário (15h na Alemanha), com esse calor (mais de 30ºC) é errado. Mas nós sofremos porque erramos muito. Quando você erra, se desgasta mais.?

O técnico do Japão reconheceu que a diferença física entre os baixinhos e mirrados japoneses e os altos e fortes australianos foi uma dificuldade a mais para o seu time. ?Sabíamos que eles jogariam procurando o corpo a corpo, alçando bolas na área?, lembrou.

continua após a publicidade

Zico admitiu que a derrota e o saldo negativo de dois gols dificultam bastante as chances de classificação do Japão. Mas não joga a toalha. O Japão enfrenta a Croácia no próximo domingo e joga no dia 22 com o Brasil.