Depois de terem travado disputas em que cada um levou a melhor sobre o outro por uma vez neste Mundial Paralímpico de Natação, na Cidade do México, André Brasil e Phelipe Rodrigues voltaram a cair na piscina em uma mesma prova nesta quarta-feira. E os dois brasileiros avançaram à final dos 100 metros borboleta na categoria S10 nas eliminatórias da prova na Piscina Olímpica Francisco Marquez, mesmo palco da modalidade na Olimpíada de 1968.

continua após a publicidade

Dono de quatro ouros até aqui neste Mundial, André cravou o quarto melhor tempo do qualificatório, enquanto Phelipe avançou com a sexta marca mais rápida. O brasileiro Gabriel Souza, por sua vez, também assegurou lugar na disputa por medalhas com a sétima posição, mas enquadrado nesta disputa como nadador da categoria S8 – o jovem de 22 anos, que perdeu todo o braço esquerdo ao cair de um trem em movimento quando era criança, disputa na capital mexicana o seu primeiro Mundial.

continua após a publicidade

Antes deste avanço na eliminatória desta quarta, Phelipe Rodrigues superou André Brasil na final dos 50m livre na categoria S10 do Mundial Paralímpico quando liderou uma dobradinha de ouro e prata para o País. Logo em seguida, porém, André “deu o troco” no compatriota na decisão dos 100m livre da mesma classe, no último domingo.

continua após a publicidade

Essa decisão dos 100m borboleta está marcada para começar às 23h29 (de Brasília) desta quarta-feira, quando ocorrerá uma série de outras provas que valerão medalhas. Uma delas terá a presença de Felipe Caltran, que pela manhã fez o quinto melhor tempo na eliminatória dos 100m costas da classe S14.

Outro nadador do País que estará presente em uma final da noite desta quarta será Talisson Glock, que cravou o segundo melhor tempo das duas baterias eliminatórias dos 50m borboleta. Já Luis Antônio Silva terminou em nono no geral e acabou ficando fora da luta por medalhas.

Entre as mulheres, por sua vez, a paulista Raquel Viel avançou com o quarto melhor tempo das eliminatórias para a final dos 100m peito na classe SB12.

As finais desta quarta-feira começam às 22h08 (de Brasília), justamente com Raquel Viel na luta por uma medalha nos 100m peito. E a última das finais da noite ocorrerá às 0h30 de quinta (20h30 de quarta no horário do México), quando Daniel Dias voltará a cair na piscina para buscar o seu sexto ouro neste Mundial e o 30º em sua gloriosa história de participações na competição. O astro vai integrar a equipe brasileira do revezamento 4x100m medley masculino 34 pontos (somatória dos números das classes de cada nadador) nesta disputa.