As eleições no Atlético ganharam corpo esta semana, com a oficialização da chapa encabeçada pela dupla Ênio Fornea (engenheiro) e Diogo Fadel Braz (advogado). Eles concorrerão nas eleições de 15 de dezembro contra o ex-presidente Mário Celso Petraglia, que no começo de outubro confirmou sua candidatura, chegou a recuar no final do mês passado, mas agora tudo indica que vai oficializar o bate-chapa.
Apesar de Petraglia estar há mais de um mês trabalhando a candidatura, já com o site Capgigante no ar e com informações em seu Twiter e Facebook pessoais, é o grupo de Ênio Fornea que já tem a chapa melhor delineada.
Ênio, Yara Eisenbach e Alexandre Cury estão no conselho deliberativo da chapa “Paixão pelo Furacão – Atlético em primeiro lugar”, com Diogo Fadel Braz como presidente do administrativo, tendo como um dos vices o arquiteto Júlio Araújo.
Allan Costa Pinto |
---|
Ênio Fornea: despontando como novo líder atleticano. |
Mesmo com integrantes da atual gestão, a chapa não se intitula como situação, mas também garante que não está maquiando a candidatura. “É uma mescla de atleticanos que contribuem com esta gestão e que estão chegando. Mais que uma chapa de situação ou oposição, é um grupo de união, de pessoas que estão aqui e que estão vindo de fora em prol do Atlético”, explicou Braz. Já Petraglia está mais reservado quanto aos principais nomes do seu grupo. A aposta maior é que ele concorra pelo administrativo, com Antônio Carlos Bettega encabeçando o deliberativo.
Nesta semana, Gláucio Geara, presidente do conselho deliberativo iniciou a formação da comissão que comandará o pleito. O grupo será formado por cinco sócios, mas ainda não há nomes confirmados. Na próxima terça-feira, será oficializado o processo eleitoral com a publicação do edital. Assim, as chapas podem se inscrever até o dia 5 de dezembro. “São necessários 150 conselheiros, no mínimo, e no máximo 300 para concorrer. Mas pelo menos dez deles precisam ter cinco anos de vida associativa ininterrupta”, explica Geara.
Este ano, serão 7.994 atleticanos aptos às urnas, com o número de votos podendo chegar a 8.538. Se repetir a eleição passada, apenas 20% do colégio eleitoral deverá comparecer no dia da votação. Após a escolha da chapa vencedora, no dia 15 de dezembro, os novos conselheiros elegerão o presidente do conselho administrativo no dia seguinte, que é quem comandará o clube no triênio 2012, 2013 e 2014 – ano em que a Arena da Baixada receberá a Copa do Mundo.