Para o melhor estrangeiro que já jogou na Alemanha, segundo os próprios alemães, e ainda é ídolo no Bayern de Munique, o atacante Élber, o Brasil vencerá a Alemanha, neste domingo, e será campeão do mundo. Mas ele adverte: ?A jogada mais perigosa deles é a bola levantada pela laterais. O Felipão vai ter de administrar muito bem as avançadas de Roberto Carlos e Cafu.? Ele definiu como será a marcação do meio-campo e da defesa alemã ao ataque brasileiro. ?Conheço bem como eles jogam?, disse. ?Os nossos três jogadores que começam com R, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho, vão pensar que estão com uma mochila na costas, tal a forma como serão acompanhados de perto.?
Será uma partida mais difícil que as anteriores para o time de Luiz Felipe Scolari, prevê Élber. O motivo é a marcação que o técnico Rudi Voller irá implantar na equipe, a fim de evitar espaços para os atacantes brasileiros. ?Mas o Brasil felizmente compreendeu que às vezes é preciso jogar feio para ganhar o jogo como fez nessa Copa, e penso que será assim no domingo.?
Ele acredita que por mais que Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho sejam acompanhados de perto, seu deslocamento frequente e capacidade de dar sequência a uma jogada individual darão o título ao País. ?Eles estão desequilibrando.? O que mais preocupa Élber é que a Alemanha tem no seu forte os cruzamentos vindos das laterais e é esse o lado da defesa que costuma ficar mais vulnerável por causa do estilo agressivo de jogar dos laterais brasileiros.
?Imagino que o Felipão tenha orientado a defesa e o meio-de-campo para um cobrir o outro e o Lúcio que está lá sabe muito bem como os alemães jogam.? Lucio é zagueiro do Bayer Leverkusen.