No dia em que o Santos comemorava 98 anos de fundação, os Meninos da Vila mais uma vez fizeram a torcida relembrar a época dourada do clube, de Pelé, Coutinho, Pepe e companhia. Neymar, em noite inspirada nesta quarta-feira, marcou cinco na goleada por 8 a 1 sobre o Guarani, que praticamente colocou o time nas quartas de final da Copa do Brasil e tornou o jogo de volta, em Campinas, uma mera formalidade.
O Santos atacou do primeiro ao último minuto e mostrou que a fome de gols dos garotos é, realmente, insaciável. Jogadas rápidas, dribles e passes geniais fizeram parte do repertório. Neymar, Paulo Henrique e Robinho – que marcou dois – comandaram o espetáculo na Vila. Com menos de 9 mil torcedores, o show não teve um público à altura.
“É impressionante o que eles fazem, ficamos até felizes de jogar ao lado deles”, disse o zagueiro Edu Dracena, ao comentar a atuação do ataque santista. Robinho, no entanto, preferiu usar sua experiência para tentar acalmar os ânimos. “O time mostrou mais uma vez seriedade e humildade. Mas não ganhamos nada ainda.”
Diante de antigos craques como Pepe, Edu e Clodoaldo, presentes na Vila, o jovem time santista não perdeu o ímpeto mesmo após ter feito quatro no primeiro tempo. “A gente não planeja (as goleadas). O respeito que a gente tem é jogar com humildade e buscar sempre botar a bola na rede”, afirmou Paulo Henrique, que elogiou os cinco gols do amigo Neymar. “Mas espero que não falte lá na frente.”
Mesmo abatido, o Guarani deixou o campo resignado com a superioridade do rival. “Sabemos que é praticamente impossível reverter, mas vamos entrar com dignidade no Brinco de Ouro e dar uma vitória para nossa torcida”, prometeu Moreno, autor do gol de honra dos visitantes. Para o goleiro Juliano, a noite foi inédita. “Nunca tinha tomado oito, mas o Santos está de parabéns.”