A experiente judoca Edinanci Silva voltou em grande estilo às competições. Neste sábado, em Vitória (ES), conquistou o título do Campeonato Brasileiro Sênior na categoria meio-pesado e se prepara para a disputa da Seletiva para a seleção brasileira de judô, que acontecerá em 28 de novembro.
Para a atual bicampeã dos Jogos Pan-Americanos, o título de campeã brasileira de 2009 – primeira competição após o quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 – não é tão importante quanto o prazer de voltar a lutar.
“Desde 2005 que não disputo Campeonatos Brasileiros. Esta é o tipo de competição que valorizo nesta nova fase da minha carreira. Este Brasileiro me motivou a sair de 96kg para 78kg”, disse a judoca paraibana, que compete pelo Estado de São Paulo e começou o processo de perder peso há dois meses.
Com quatro Olimpíadas na bagagem – Atlanta/1996, Sydney/2000 e Atenas/2004, além de Pequim – Edinanci ressalto que não pensa em mais um ciclo olímpico. “Sei que a seleção hoje trabalha pensando em Londres/2012 e não pretendo estar nessas Olimpíadas”, afirmou.
DESAFIO – Também no ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória, a seleção brasileira masculina venceu por 6 a 1 a equipe dos Estados Unidos pelo Desafio Internacional, que conta ainda com a participação da Argentina. No domingo, o Brasil luta contra os argentinos, que encaram também os norte-americanos para definir o campeão do triangular por equipes.
As vitórias brasileiras neste sábado foram de Ricardo Ayres (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Luciano Correa (-100kg) e Walter Santos (+100kg). A única derrota foi de Felipe Oliveira na categoria -90kg.