A Seleção convocada ontem para o amistoso contra a Colômbia, em 14 de novembro, terá um estreante paranaense. Trata-se de Edílson Thiele, ex-médico do Atlético, promovido das categorias de base do escrete nacional para o time principal.
Desde 2011 desenvolvendo trabalhos na Seleção sub-20, Thiele recebeu a confirmação para se integrar à comissão técnica de Mano Menezes após convite do chefe do departamento na CBF, José Luiz Runco. “Pro Paraná é uma coisa boa, mostrando que nossa medicina esportiva é séria e realiza um bom trabalho há muito tempo. É um local que todo mundo almeja”, comemora o profissional, que, assim, realiza um sonho pessoal.
Reconhecido inicialmente no futebol paranaense pelos serviços prestados ao Atlético desde a década de 1990, Edílson Thiele também atuou como médico na seleção brasileira de vôlei junto de Bernardinho. Por isso, garante estar tranquilo com sua atuação de estreia diante dos colombianos, nos Estados Unidos. “É muito mais emoção do que propriamente um frio na barriga”, diz. “Principalmente pelo amor com que a gente desempenha a profissão”, completa.
Edílson Thiele também é um dos idealizadores do Centro de Reabilitação do Atleta Profissional (Cecap), no CT do Caju, algo que modernizou o departamento médico rubro-negro e auxiliou no reconhecimento do clube. “Quando a gente formou o Cecap, foi justamente pra dar visibilidade e confiabilidade”, conclui.