São Paulo – O presidente da FOA (Formula One Management), Bernie Ecclestone, está seguro de que o GP do Brasil de 2004, no dia 24 de outubro, será o melhor de todos já disputados.
O promotor da Fórmula-1, categoria que terá duas corridas novas no ano que vem -Bahrein e China -, dá importância especial à prova de Interlagos, porque foi uma das primeiras que começou a administrar. “A Prefeitura de São Paulo quer o GP como um dos momentos mais importantes dos 450 anos da cidade. Para nós é uma honra participar das festividades”, afirmou o dirigente.
Ecclestone tem recebido constantemente informações sobre a organização da corrida de F1 em Interlagos, cujo trabalho já começou. Com o novo sistema de pontos, que começou a ser utilizado em 2003, e novas regras, a partir de 2004, o dirigente está convencido de que há grandes chances de o campeonato ser decidido no GP Brasil. “Só isso já vai garantir uma situação especial para a corrida”, disse.
A idéia de mudar a data do GP partiu da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo com dois objetivos principais: fugir do período de chuvas e dar mais tempo para as reformas habituais antes da corrida. “O público brasileiro vai ganhar, assistindo a uma corrida que deverá ser decisiva. Isso nunca ocorreu aqui. Uma corrida decisiva tem um clima muito mais elétrico”, avaliou o organizador da etapa, Tamas Rohonyi, da International Promotions.
Ecclestone está empolgado com as corridas da China e Bahrein, julgando que elas abrirão um novo e promissor campo para o automobilismo internacional. Em Bahrein, no Golfo Pérsico, onde foi condecorado pela família real, o dirigente visitou as obras do autódromo, a 30 quilômetros da capital Manama. O custo do circuito para 100 mil expectadores vai ultrapassar a casa dos US$ 150 milhões.
A pouco mais de dois meses da abertura do Mundial de 2004, a F1 está com todas suas vagas praticamente definidas. Resta apenas, em tese, a segunda vaga da equipe Jordan. Afinal, a Minardi confirmou o italiano Gianmaria Bruni e o húngaro Zsolt Baumgartner.
A previsão dos chefes de equipe é que 2005 será um ano de grandes mudanças, precipitadas pela ida – já oficial – de Juan-Pablo Montoya da Williams para a McLaren e da provável aposentadoria de David Coulthard. A única exceção seria a Ferrari, que até o começo da temporada de 2004, na Austrália, deve anunciar a renovação do contrato de Rubens Barrichello até o final de 2005. Com isso, a equipe italiana daria mais tranquilidade ao piloto brasileiro para disputar a temporada.