Em visita ao Maracanã, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que as obras de reforma do estádio estão 80% finalizadas. Na companhia do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, do secretário da Casa Civil do Estado Rio, Régis Fichtner, e do ex-jogador Ronaldo, o ministro informou que entre dezembro e janeiro será instalada a estrutura de cobertura da arena.
Em tom mais ameno que em outras visitas, Valcke afirmou hoje que as obras estão dentro do prazo e não houve surpresas na visita. Em março deste ano, o secretário-geral da Fifa se envolveu em grande polêmica ao dizer que o “Brasil precisava de um chute no traseiro”, devido ao ritmo das obras.
Para ele, o Maracanã é fundamental para a Copa. “Você consegue imaginar que o Rio não esteja pronto? É impossível. O Rio não tem outra opção a não ser estar pronto.”
Sobre os prejuízos que a nova divisão dos royalties pode causar ao Rio, Valcke e Rebelo disseram que o assunto não entrou na pauta do encontro.
Valcke afirmou que o prazo final para entrega do Maracanã é de 27 de maio de 2013, um mês antes da Copa das Confederações.
Pouco antes da visita, um grupo de índios da aldeia maracanã dançaram e protestaram contra a demolição do Museu do Índio, localizado ao lado do estádio e que daria espaço para maior mobilidade no projeto de preparação para a Copa-2014.
Os dirigentes não confirmaram o amistoso entre Brasil e Inglaterra, que poderia ocorrer antes da Copa das Confederações.