O treinador da Holanda, Louis van Gaal, disse em entrevista coletiva nesta sexta-feira que esta é a melhor Copa do Mundo jogada nas últimas três décadas. “É a melhor Copa que eu vi nos últimos 30 anos. Há muita garra, muita vontade ganhar”, afirmou o treinador holandês, para quem jogar dessa forma é um recurso das seleções e dos jogadores, pois “tudo já foi inventado no futebol”.

continua após a publicidade

Com o auditório da Arena Fonte Nova lotado, Van Gaal falou que o desempenho da seleção holandesa é uma surpresa para todos (“a mídia da Holanda não esperava”), mas que nada foi conquistado até agora. Neste sábado, o desafio é contra a Costa Rica, em Salvador, pelas quartas de final do Mundial.

“Tudo que aconteceu até agora é fantástico. Mas nossa meta sempre foi ganhar esta Copa. Somos uma equipe difícil de ser derrotada, eu sempre disse isso. Espero que mantenhamos assim até a final”, afirmou o técnico, ladeado pelo volante Nigel de Jong, que não jogará mais no Mundial por causa de uma lesão muscular na virilha.

Para Van Gaal, a seleção da Costa Rica, com quem a Holanda jogará, tem similaridades com as equipes do Chile e do México, ambas derrotadas pelos holandeses em fases anteriores da competição. O técnico recusou-se, porém, a avançar nas análises sobre os adversários costarriquenhos.

continua após a publicidade

Ele admitiu, no entanto, considerar a equipe que comanda é mais experiente que a Costa Rica. “Nossa experiência pode ser uma vantagem. Mas espero que isso seja confirmado pelo resultado. Só isso conta”, explicou Van Gaal.

O fato de a seleção da Holanda ter conseguido, por três vezes nesta Copa, virar o marcador também foi enaltecido por Van Gaal. “Está no nosso sangue a virada do jogo. É também questão de sorte, às vezes. Tem a ver com aproveitamento de oportunidades. Talvez sejamos a melhor seleção em termos de virada”, avaliou.

continua após a publicidade