Rogério Dutra Silva não conseguiu desbancar o favoritismo de Philipp Kohlschreiber, nesta sexta-feira, em Neu-Ulm (ALE), e viu a Alemanha sair na frente do Brasil no confronto válido pelo playoff do Grupo Mundial da Copa Davis. O tenista da casa venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/5 e 6/4, no primeiro jogo da série melhor de cinco entre os dois países.
Atual 25.º colocado do ranking mundial, Kohlschreiber soube aproveitar o piso duro e rápido da Ratiopharm Arena para derrotar o 127.º tenista da listagem da ATP. Rogerinho até deu um pouco de trabalho ao alemão, mas acabou derrotado após duas horas e quatro minutos de duelo.
Desta forma, Thomaz Bellucci, o número 1 do Brasil, entrará em quadra mais pressionado para enfrentar Florian Mayer no segundo e último duelo do dia em Neu-Ulm. Ele tentará buscar nesta sexta um triunfo para dar a Marcelo Melo e Bruno Soares, que são o grande trunfo do País neste confronto, a chance de uma possível virada no placar da série decisiva, neste sábado, na partida de duplas.
No primeiro duelo desta sexta em Neu-Ulm, Kohlschreiber aproveitou quatro de 11 chances de quebrar o saque de Dutra Silva, que só converteu um de dois break points. O brasileiro também contabilizou apenas 18 bolas vencedoras, contra 47 do alemão, que ainda mostrou força no serviço com 13 aces, diante de apenas um do seu adversário.
OUTROS CONFRONTOS – Três confrontos do playoff do Grupo Mundial da Davis já tiveram o seu primeiro dia de duelos encerrados. Em um deles, Japão e Colômbia fecharam a sexta-feira empatados em Tóquio. Primeiro Kei Nishikori colocou a equipe da casa na frente ao derrotar Alejandro Falla por 3 sets a 0, com 6/3, 6/4 e 6/4. Em seguida, porém, Santiago Giraldo levou a melhor em uma batalha de cinco sets contra Go Soeda, que terminou com parciais de 6/4, 3/6, 7/5, 3/6 e 6/1, para deixar tudo igual para os colombianos.
Também empatados por 1 a 1 na série melhor de cinco jogos de um dos embates da Davis estão Grã-Bretanha e Croácia. Depois de Andy Murray arrasar Borna Coric por 6/3, 6/0 e 6/3, Ivan Dodig empatou o confronto para os croatas ao derrotar Daniel Evans, também com facilidade, por 3 sets a 0 (6/3, 6/2 e 6/3), em Umag (CRO).
Bélgica e Israel, por sua vez, começaram a duelar no playoff do Grupo Mundial da Davis já na quinta-feira, em função do feriado judaico deste sábado (dia em que não haverá duelos entre os países). E o primeiro dia deste embate também terminou empatado, em Antuérpia (BEL). Primeiro Steve Darcis arrasou Dudi Sela por 6/1, 6/2 e 6/2 para a equipe da casa, antes de Amir Weintraub garantir o ponto de igualdade aos israelenses com um triunfo sobre Ruben Bemelmans por 3 sets a 2, com 6/3, 2/6, 6/7 (2/7), 7/6 (7/4) e 6/4.