continua após a publicidade

te81060105.jpg

Durval chegou ontem e já passou
pelos primeiros exames.

O Atlético praticamente definiu ontem o elenco para a disputa do campeonato paranaense com a apresentação do zagueiro Durval e a chegada do meia Morais. A partir de hoje, o elenco entra em regime de concentração na pré-temporada para a competição estadual. A estréia está programada para o dia 19 deste mês contra o Império, fora de casa. O restante do elenco do Furacão só se apresenta no dia 17, mas vai se preparar quase que exclusivamente para a Copa Libertadores da América.

Após dois dias de espera, finalmente o ex-zagueiro do Brasiliense chegou ao CT do Caju e já iniciou os trabalhos físicos, após ter feito todos os exames clínicos de praxe. "Eu recebi propostas de alguns clubes, mas quando soube do interesse do Atlético não tive dúvidas", vibrou. O jogador mostrou felicidade por jogar num clube como o Rubro-Negro e já faz planos para a temporada. "É um clube muito bom. O Fabrício e o Rogério Souza me falaram muito bem. Agora, vamos tentar manter a mesma regularidade do ano passado", disse.

Aliás, foi essa regularidade que fez dele uma das principais peças do Jacaré na Série B do ano passado. Inclusive, Durval foi o autor do gol que garantiu o acesso do time de Luís Estevão à Série A. Mas, ele descarta a condição de herói. "Não fui o herói. Tinham 11 jogadores e mais os suplentes. Isso torna todos nós heróis", minimiza. Nordestino da Paraíba, ele troca Brasília por Curitiba, mas diz não ter problemas com o clima temperado da cidade. "Já estou me acostumando. Lá no Nordeste faz sol o ano inteiro, mas não vou ter problemas aqui", apontou.

continua após a publicidade

Junto com ele, chegou ao CT o meia Morais, após o seu período de férias. Eles se juntam aos recém-contratados, ex-juniores e atletas pouco aproveitados no ano passado para formarem o elenco do Ventania. Após a realização dos exames clínicos, todo o grupo iniciou o trabalho de preparação física a cargo do assessor científico Oscar Erichsen e o preparador físico Márcio Henriques.

Lio Evaristo será o treinador no paranaense

continua após a publicidade

Se este ano o Atlético está demorando a firmar contrato com um treinador, nas próximas temporadas o clube deverá ter um "prata-da-casa" no comando do time principal. O auxiliar técnico Lio Evaristo está sendo preparado pelo clube para assumir o Furacão no futuro, mas, enquanto isso, o ensaio vai ser feito com o Ventania. A diretoria confirmou o profissional no comando do time que irá disputar o Campeonato Paranaense e, possivelmente, até alguns jogos do Campeonato Brasileiro.

"A valorização do Lio é fundamental para manter a nossa filosofia de formar jogadores", aposta o presidente atleticano João Augusto Fleury da Rocha. Segundo o dirigente, o auxiliar técnico é a pessoa mais adequada para comandar um elenco que tem, na sua maioria, jogadores formados pelo próprio profissional. "O Lio conhece mais do que ninguém esses jogadores e sabe como lidar com eles", destaca.

Modesto como sempre, Lio prefere ser comunicado oficialmente pelos dirigentes antes de falar sobre o assunto. Desde que chegou ao clube em 2000, ele atuou como técnico dos juniores e participou da evolução de jogadores como Jádson, Dagoberto e Fernandinho. No ano passado, foi promovido efetivamente para a função de auxiliar técnico e, agora, ganha novo status. "O Lio é o nosso primeiro assistente técnico, independente do auxiliar que venha com o novo treinador", revela Fleury.

Com essa condição, Lio estará à frente do Ventania para a disputa do estadual. De certeza, ele irá comandar a equipe nas primeiras cinco rodadas do regional, mas terá várias partidas depois disso. A critério da nova comissão técnica, o time principal poderá atuar em alguns jogos do Paranaense, desde que sejam em Curitiba. O objetivo dos dirigentes é claro: priorizar ao máximo a disputa da Copa Libertadores da América.

Isso quer dizer que os dois grupos andarão juntos a partir do dia 6 de fevereiro, quando o elenco principal retorna da pré-temporada fora da cidade, mas terão missões distintas ao longo da temporada. Fleury alerta até que Lio poderá estar no comando da equipe no início do Brasileiro, caso o clube avance às fases seguintes do torneio continental e as datas dos jogos de uma competição e outra fiquem muito próximas.