O Clube Duque de Caxias, de Curitiba, sedia, a partir de amanhã até domingo, o III Campeonato Mundial de Punhobol (fausteball). Vão participar sete seleções: Alemanha (a grande favorita), Argentina, Áustria, Chile, Japão, Suíça e Brasil.
Todas as delegações, inclusive a seleção brasileira, chegam hoje à nossa capital e serão hóspedes oficiais do Clube Duque de Caxias e da Prefeitura Municipal de Curitiba, co-participante da magna promoção.
Em toda a vigência desse mundial, as dependências esportivas do Clube Duque de Caxias, localizado no bairro do Bacacheri, estarão franqueadas ao público, que poderá assistir gratuitamente todos os jogos do mundial.
Embora os jogos iniciem amanhã, por volta das 12h, o cerimonial de abertura está programado para o próximo sábado, com ritual olímpico e muitas atrações artísticas.
O que é o punhobol
O punhobol, muito praticado na Europa, surgiu oficialmente na Alemanha em 1985, quando as regras foram oficializadas nos Jogos Juvenis disputados naquele país. Com cinco jogadores para cada lado e uma faixa com 2 metros de altura separando a quadra de grama, o objetivo do jogo é colocar a bola no chão da quadra adversária utilizando-se de toques com os punhos. Diferente do voleibol, é permitido até um toque da bola do chão antes de passá-la para o outro lado. A contagem de pontos é feita em três sets de 20 pontos, que podem ir no máximo até 25. Na grande final da competição, a disputa será feita em 5 sets.
No Brasil, o punhobol teve seus primeiros praticantes, de origem alemã, na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). No Paraná, a prática teve início em 1926, no Clube Duque de Caxias. Com o passar do tempo, Santa Catarina e Rio de Janeiro também popularizam a prática. Hoje, há o registro de 2 mil atletas brasileiros. Entre as mulheres, a prática no Brasil teve início em 1978, em Curitiba, no Clube Duque de Caxias. Na versão masculina, o punhobol teve a sua primeira competição mundial em 1968, quando o Brasil ficou com a quarta colocação. Na última edição da competição, os brasileiros foram campeões. Na categoria feminina, o primeiro mundial aconteceu em 1994, na Argentina, e as brasileiras ficaram em 3.º lugar e na edição de 1998, o Brasil ficou com o 4.º lugar.
Brasil estréia amanhã
Segundo programação oficial divulgada ontem pela Confederação Brasileira de Desportos Terrestres pelo Clube Duque de Caxias, a seleção brasileira estréia nesta quinta-feira, com duas apresentações: primeiro, às 13h, frente ao selecionado do Japão; depois, às 16h, contra a seleção da Alemanha.