Sofrendo com problemas para ser competitiva durante toda a temporada, a McLaren deverá começar o GP do Azerbaijão, no próximo domingo, em Baku, da última fila. A situação praticamente se impõe após a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmar a perda de 15 posições no grid para o espanhol Fernando Alonso e o belga Stoffel Vandoorne por troca de peças no motor dos respectivos carros.

continua após a publicidade

Nesse fim de semana, Alonso e Vandoorne vão utilizar o sexto turbo e o sexto MGU-H na temporada 2017 da Fórmula 1, sendo que o limite para o campeonato é de quatro para ambos os componentes. Assim, como superaram o limite imposto pela FIA, receberam a punição de perda de 15 posições no grid.

continua após a publicidade

A pena de Vandoorne ainda poderá ser ampliada, pois a McLaren e a Honda estudam a possibilidade de trocarem mais peças no motor do carro do piloto belga antes da realização do treino de classificação do GP do Azerbaijão, neste sábado.

continua após a publicidade

Com desempenho pífio nas sete primeiras provas da temporada, a McLaren é a única equipe que ainda não pontuou em 2017. E com essa punição, as chances de encerrar esse jejum no GP do Azerbaijão ficaram ainda menores.