Dupla brasileira é confirmada na Olimpíada de Pequim

O tênis masculino brasileiro vai com time completo para os Jogos Olímpicos de Pequim. Depois de Thomaz Bellucci e Marcos Daniel, confirmados desde a semana passada para o torneio de simples, a Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta quarta-feira (2) a inclusão de André Sá e Marcelo Melo no torneios de duplas. Os dois foram eliminados nesta semana nas oitavas-de-final de Wimbledon, por WO, após contusão de Melo.

É a primeira vez que o tênis tem uma chave tão forte desde que o esporte voltou fazer parte oficialmente do programa olímpico, em Seul/1988. As listas do masculino e feminino são encabeçadas pelos líderes do ranking, respectivamente Roger Federer e Ana Ivanovic.

Na chave masculina estarão em Pequim 17 dos 20 primeiros do ranking mundial no dia 9 de junho, um dia após o encerramento de Roland Garros, critério usado pela ITF para selecionar os tenistas. Os três que não jogam são o norte-americano Andy Roddick – que preferiu poupar-se para o US Open, a ser jogado logo após a Olimpíada -, o francês Richard Gasquet e o espanhol Fernando Verdasco, que ficou de fora por ser o quinto espanhol da lista, sendo que apenas quatro por país podem ir à China.

No feminino, a situação é semelhante. Apenas a russa Anna Chekvetadze e a francesa Marion Bertoli estão de fora. Nas duplas, a disputa por medalhas também promete ser bastante equilibrada. Basta analisar que na Olimpíada de Pequim Roger Federer também irá disputar o torneio, ao lado de Stalislas Wawrinka. Os gêmeos norte-americanos Mike e Bob Bryan também estão dentro e são fortes candidatos ao ouro, embora Melo e Sá tenham chance de ir ao pódio.

As chaves de simples, masculina e feminina, terão 64 jogadores, e contarão pontos para os rankings da ATP (masculino) e WTA (feminino). Nas duplas, são 32 times em cada torneio. A disputa em Pequim será de 10 a 17 de agosto, em piso duro, no Olympic Green Tennis Court, complexo com 16 quadras descobertas.

O tênis fez parte dos Jogos Olímpicos modernos desde sua criação, em Atenas/1896, e foi disputado até Paris/1924. Voltou ao programa como exibição em Los Angeles/1984 e, a partir de Seul, passou a contar para o quadro de medalhas – mas apenas na última edição, em Atenas/2004, as entidades profissionais passaram a contar seus pontos para o ranking.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo