O futebol paranaense começa, hoje, mais um desafio internacional. Às 19h15, em Salvador, o Coritiba enfrenta o Vitória, no jogo de ida, dando início à quinta participação das Terras dos Pinheirais na Copa Sul-Americana. O Atlético também está na disputa e estreia no dia 2 de setembro, contra o Botafogo, na Baixada.
A Sul-Americana é disputada desde 2002, mas os clubes paranaenses entraram na competição pela primeira vez em 2004.
Naquele ano, Coritiba e Paraná Clube representaram o estado e foram desclassificados logo na primeira fase. O Tricolor caiu diante do Santos e o Coxa foi eliminado pelo São Caetano.
Em 2005, o estado passou em branco. Mas a coisa mudou em 2006. Atlético e Paraná se enfrentaram na primeira fase, no único duelo entre dois clubes paranaenses numa competição internacional oficial.
Quem levou a melhor foi o Rubro-Negro, que eliminou o time da Vila com duas vitórias.
O sucesso caseiro embalou o Furacão, que fez a melhor campanha paranaense na história do torneio.
Após eliminar o River Plate, da Argentina, e o Nacional, do Uruguai, o clube da Baixada chegou às semifinais, quando foi eliminado pelo Pachuca, do México, que levantaria o troféu.
Nos dois últimos anos, o Atlético representou o estado sozinho. Em 2007, foi eliminado pelo Vasco já na primeira fase.
Derrota que custou o cargo do técnico Antônio Lopes, na terceira passagem do Delegado pelo Rubro-Negro.
No ano passado, o Furacão foi um pouco melhor. Despachou o São Paulo, nos pênaltis, após dois empates em 0 a 0. Mas caiu logo na sequência, diante do Chivas Guadalajara, do México.
Trajetória
Se passar pelo Vitória, o Coritiba enfrentará o vencedor do confronto entre Blooming-BOL e River Plate-URU. Superando o Botafogo, o Furacão pega Zamora-VEN ou Emelec-EQU.