Garotada com moral

Dupla Atletiba está entre os dez clubes que mais cederam atletas pra base da seleção

Dodô e Cascardo, laterais de Coritiba e Atlético que foram chamados para a seleção de base neste ano. Fotos: Albari Rosa e Divulgação/Atlétco

Destaques da dupla Atletiba no Campeonato Brasileiro, a garotada também vem sendo aproveitada nas categorias de base da seleção brasileira. No total, o Coritiva cedeu 13 jogadores e o Furacão 12 nas 20 convocações da CBF em 2016 em todas as categorias inferiores. Com isso, Coxa é o oitavo clube que mais cedeu atletas à seleção, seguido pelo Rubro-Negro, o novo.

A dupla Atletiba aparece à frente, por exemplo, de equipes como o Vasco (10), Atlético-MG (10), Internacional (10) e Corinthians (10). Quem lidera a lista é o São Paulo, que cedeu 21 atletas, seguido por Cruzeiro (18), Palmeiras (18), Santos (16), Grêmio (15), Flamengo (14) e Fluminense (14).

Os números também trazem destaque para o estado do Paraná, que termina o ano como o quarto maior fornecedor de jogadores para as seleções de base, empatado com o Rio Grande do Sul, ambos com 25 convocados. O estado de São Paulo lidera a lista, com 82 selecionáveis, seguido por Rio de Janeiro (42) e Minas Gerais (33).

O futebol local, inclusive, vem chamando a atenção da CBF. O treinador da seleção brasileira sub-20, Rogério Micale, esteve na última terça-feira (22) no CT da Graciosa para conhecer a estrutura do Coritiba e acompanhar as atividades dos times sub-20 e sub-17 do Coxa. Micale foi acompanhado pelo coordenador das seleções de base da CBF, Erasmo Damiani.

Recentemente, o lateral-direito Dodô e o atacante Evandro participaram de dois amistosos da seleção brasileira sub-20 contra o México. Além deles, o atacante Giovanny e o lateral-direito Gustavo Cascardo, ambos do Atlético, também foram convocados para os duelos contra os mexicanos. Nos próximos dias Micale fará a convocação da seleção para o Sul-Americano sub-20, que acontece em janeiro.

Paraná Clube

De acordo com a lista publicada pela própria CBF, o Tricolor não cedeu um jogador sequer para as seleções brasileiras de base em 2016. O Paraná fica assim atrás de Rio Branco (SP), Ituano, Osasco Audax, Luverdense e Red Bull, clubes de menor expressão, mas que revelaram atletas para as seleções de base neste ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna