Novo projeto

Dupla Atletiba assina convênio com o TJ-PR pra coibir violência

Promessa de um bom público no Atletiba deste sábado, no Couto Pereira, válido pela 4ª rodada do Brasileirão.

Está ficando cada vez mais complicada a vida de torcedores de Atlético e Coritiba que vão aos estádios para arrumar brigas e gerar violência. Os dois principais clubes do Estado firmaram um convênio com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Secretaria de Segurança Pública (SESP), Instituto de Identificação, Celepar e Detran-PR para aumentar a segurança em dias de jogos e coibir a ação de vândalos em suas praças esportivas. O convênio será assinado na tarde desta terça-feira (18).

A partir desse convênio, será criado um banco de dados para confrontar as informações biométricas dos torcedores que frequentam o Couto Pereira e a Arena da Baixada. Desta forma, pessoas travestidas de torcedores que tenham alguma restrição ou mandado de prisão no Juizado do Torcedor, poderão ser facilmente identificadas.

A implantação dessa identificação de torcedores faz parte do programa “Justiça ao Espectador – Esportes e Grandes eventos”. Além da criação desse banco de dados, o programa será responsável ainda pela instalação do posto de plantão do Juizado do Torcedor e Eventos.

Tanto Atlético quanto Coritiba já tiveram problemas de violência nos seus estádios. Em 2009, quando o Coxa foi rebaixado, houve uma invasão ao gramado do Couto Pereira no duelo diante do Fluminense, que acarretou com a perda de 15 mandos de campo. Em 2013, em Joinville, torcedores de Furacão e Vasco entraram em confronto e protagonizaram um dos piores episódios do futebol nacional.

Essa nova medida aumentará a prevenção de violência nos estádios e será mais efetiva no cumprimento de medidas restritivas a torcedores que cometeram alguma infração nas praças esportivas da dupla Atletiba. O programa foi proposto também ao Paraná Clube, mas por enquanto somente os dois aderiram ao convênio junto aos organismos de segurança.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna