Quanto ao risco de rebaixamento, as contas de Tristão Garcia trazem certo alívio à dupla Atletiba. Segundo o matemático, o Coritiba tem hoje 14% de chances de cair, enquanto o Atlético soma 10%.
A situação de ambos é bem mais confortável que a do Fluminense, por exemplo, que mesmo após a vitória sobre o Avaí ainda tem 92% de possibilidades de voltar à Série B.
Também correm grande risco Sport (83%), Botafogo (73%), Santo André (67%) e Náutico (57%). Já os times logo à frente dos paranaenses estão praticamente livres: Cruzeiro, Santos, Barueri e Avaí contam com apenas 1%.
Já o site Chance de Gol, elaborado por matemáticos da Universidade de São Paulo (USP), praticamente iguala o risco dos paranaenses: 14,2% para o Atlético e 14,7% para o Coritiba.
Para o Chance de Gol, o “número mágico” para um time safar-se da degola este ano é 43 – ou seja, faltam ainda 12 pontos para o Furacão e 13 para o Coxa nas 12 rodadas restantes.
Com esta pontuação, uma equipe tem apenas 9% de risco de cair. Mas até com 41 pontos há boa possibilidade (61%) de se livrar do rebaixamento. Daí pra baixo, o risco de cair é maior que o de permanecer na elite.