São Paulo – O técnico Dunga deve definir nos amistosos contra Inglaterra, na próxima sexta-feira, em Wembley, e Turquia, no dia 5 de junho, em Dortmund, os jogadores que vai convocar para a disputa da Copa América, na Venezuela.
Antes mesmo de se juntar aos jogadores, no entanto, ele fará uma pré-convocação, hoje à tarde.
A CBF anunciou que a lista estará disponível apenas em seu site, a partir das 16h, e que atende a uma recomendação da Fifa para permitir a liberação de jogadores que atuam em clubes do exterior. Segundo a entidade, Dunga só dará entrevistas para comentar a pré-convocação na sexta, em Londres, após o jogo contra a Inglaterra. Também foi marcada a data para a lista definitiva dos jogadores que disputarão a Copa América: dia 5, logo depois do amistoso contra a Turquia.
Dúvidas
O treinador do Brasil tem algumas dúvidas e ainda procura os substitutos de Ronaldinho Gaúcho e Kaká, que pediram dispensa do time. Dunga tem pressa. No dia 12 de junho, uma semana depois do rápido giro pela Europa, os jogadores se apresentarão na Granja Comary, em Teresópolis, para os treinos de preparação para a Copa América. No dia 20, a seleção embarca para Puerto La Cruz, na Venezuela, pousada do time naquele país durante a 1.ª fase da competição. A estréia será no dia 27, contra o México, em Puerto Ordaz.
O técnico não deve levar jogadores de muita quilometragem na seleção, caso do meia Zé Roberto, do Santos, e do atacante Ronaldo, do Milan, para as vagas de Ronaldinho e Kaká.
A tendência é dar força a Diego e Robinho, que já vêm sendo chamados e poderiam repetir com a amarelinha o sucesso que fizeram no Santos, em 2002.
Alguns jogadores têm presença garantida
Nas outras posições, Dunga tem mais certezas do que dúvidas. Os goleiros devem ser Gomes (PSV) e Hélton (Porto); os laterais, Daniel Alves (Sevilla), Maicon (Inter de Milão), Gilberto (Herta Berlin) e Marcelo (Real Madrid); e os zagueiros, Juan (Bayer Leverkusen), Alex (PSV) e Luisão (Benfica) – uma vaga foi aberta com a contusão do capitão Lúcio. No meio-de-campo, têm vagas praticamente asseguradas os volantes Gilberto Silva (Arsenal), Edmílson (Barcelona), Mineiro (Herta Berlin) e Josué (São Paulo); e os meias Diego (Werder Bremen) e Elano (Shakhtar Donestk) – haveria dois lugares em aberto. No ataque, mais um deve se juntar a Robinho (Real Madrid), Vágner Love (CSKA) e Fred (Lyon) – que também tem sua presença ameaçada por uma lesão.
Comissão embarca amanhã pra Europa
Dunga, o auxiliar-técnico Jorginho, a comissão técnica e os jogadores que atuam no Brasil, o zagueiro Alex Silva e o volante Josué, ambos do São Paulo, viajam amanhã à noite para a Europa. Chegam na manhã de quarta-feira, pelo horário europeu, e aguardam, até o fim do dia, a apresentação dos jogadores que atuam na Europa.
A seleção treina apenas uma vez, na quinta, antes do jogo de sexta, a primeira partida da seleção inglesa no novo Wembley, reinaugurado em abril.
No dia seguinte, a delegação viaja para a Alemanha, quando Dunga terá a chance de trabalhar dois dias, domingo e segunda, antes do amistoso contra o turcos – no mesmo Westfalenstadion onde o Brasil venceu Japão e Gana durante a Copa do Mundo do ano passado.
Fifa proíbe jogos na altitude
São Paulo – A Fifa determinou ontem, durante o 57.º congresso da entidade, que não serão mais permitidos jogos internacionais acima de 2,5 mil metros de altitude. A data ainda não foi especificada, mas já deve valer para as eliminatórias para a Copa de 2010, na África do Sul.
?Por razões médicas e para proteger a saúde dos jogadores, o Comitê Executivo da Fifa resolveu que no futuro não será possível jogar partidas internacionais a uma altura superior a 2.500 metros?, disse a entidade, através de um comunicado oficial.
Desta maneira, cidades com La Paz, Quito e Cuzco não poderão ser palcos de jogos das seleções da Bolívia, do Equador e Peru, respectivamente.