Dunga quer vencer Argentina pra resgatar prestígio do Brasil

Londres – O técnico Dunga desembarcou ontem, em Londres, para comandar a seleção brasileira no amistoso de amanhã, às 16h (12h de Brasília), contra a Argentina, com uma certeza: é preciso resgatar o prestígio da equipe pentacampeã mundial no cenário internacional, após o fracasso na Copa do Mundo da Alemanha.

?Temos conversas individuais e coletivas onde a cobrança é clara. Precisamos recuperar o que perdemos na Copa?, revelou o volante Gilberto Silva, titular contra a Noruega, no primeiro jogo de Dunga como treinador. Kaká, que se apresentou pela primeira vez ao novo técnico, concorda com o companheiro de time. ?Sabemos da cobrança por não termos conseguido o resultado esperado por todos?, disse o astro do Milan. ?É um ciclo novo. Todos estão focados para dar o melhor de si e garantir os resultados que se esperam da seleção.?

Recado

Por tudo isso o amistoso com a arqui-rival Argentina ganha proporções enormes.

?É tão importante quanto uma final de Copa do Mundo?, exagerou Dunga, que dá o recado de como quer o time em campo não só amanhã, mas em todos os jogos sob sua direção. ?É um início de trabalho e todos estão procurando seu espaço. Mas o mais importante é ter prazer e satisfação de estar na seleção.

A equipe tem de ser vibrante.?

O zagueiro Lúcio, campeão na Ásia há quatro anos, já sentiu a diferença no trabalho do novo comandante com apenas duas convocações. ?Em poucos dias de convívio já deu para perceber que se trata de um técnico motivador e que sabe impor suas idéias.?

Repetindo o que se ouviu durante a Copa da Alemanha, durante todo o dia de ontem, enquanto aguardavam a chegada dos jogadores, os cerca de 30 torcedores brasileiros ainda se perguntavam o motivo pelo qual o time de Carlos Alberto Parreira não apresentou o futebol esperado até a eliminação nas quartas-de-final para a França.

O prejuízo também foi comercial. Em Londres, assim como aconteceu em Berlim, os craques brasileiros perderam lugar para jogadores franceses e italianos nos outdoors das principais marcas de artigos esportivos.

Base

Para enfrentar a Argentina, Dunga disse que pretende manter a base do time que empatou com a Noruega. ?Temos em mente mexer o menos possível na equipe para dar seqüência ao trabalho.?

A seleção treina hoje à tarde no Emirates Stadium, quando Dunga deve definir a equipe. A escalação provável é a seguinte: Gomes; Cicinho, Lúcio, Juan e Gilberto; Edmilson, Gilberto Silva, Kaká e Ronaldinho Gaúcho (Daniel Carvalho); Robinho e Fred.

Ronaldinho ainda não sabe se vai pro jogo

Londres – Ronaldinho Gaúcho chegou ontem ao Hilton Hotel às 16h20 (12h20 de Brasília) e nem de longe lembrou o sorridente e brincalhão integrante da seleção brasileira que iniciou os treinamentos para a Copa do Mundo da Alemanha. Saiu rapidamente da Mercedez-Benz prata, que dividiu com o volante Edmilson, e entrou direto para o lobby. ?Não sei se vai dar para jogar. Vou passar pelo médico e aí vamos ter uma decisão?, disse o astro do Barcelona, antes de seguir para o elevador.

Ronaldinho sente uma contusão na perna direita, por causa de uma pancada recebida no jogo contra o Sevilla, dia 25, na final da Supercopa da Europa, partida na qual atuou os 90 minutos. O brasileiro ficou de fora do jogo com o Celta, na segunda-feira, pelo Campeonato Espanhol, quando o atual campeão da Europa venceu por 3 a 2, no campo do adversário. ?Vamos analisá-lo e ver o que pode ser feito, mas a situação está complicada?, disse o médico da seleção, José Luiz Runco, logo ao chegar no hotel.

Na Espanha, uma outra versão surgiu para justificar a ausência do craque no jogo de segunda-feira. O técnico do Barcelona, o holandês Frank Rijkaard, não teria aprovado a participação de Ronaldinho em um evento de um dos patrocinadores do clube na manhã do jogo com o Sevilla. O camisa 10 teria dito que o compromisso era com relação ao clube. Os dois teriam discutido e o treinador retirado o brasileiro da partida. Ronaldinho e Rijkaard negam esta versão.

Se Ronaldinho não atuar frente à Argentina, o mais cotado para ficar com a vaga é Daniel Carvalho, do CSKA Moscou, autor do gol de empate contra a Noruega, mês passado, no último amistoso da seleção.

Basile tem problemas na seleção argentina

Londres – O técnico Alfio Basile tem problemas para escalar a Argentina em sua reestréia no comando da equipe, 12 anos após a primeira passagem. O principal desfalque para o confronto com o Brasil, amanhã, em Londres, será o meia Maxi Rodrigues, do Atlético de Madrid. O jogador está machucado, assim como o atacante César Delgado, do Cruz Azul do México, o lateral-direito Hugo Ibarra, do Boca Juniors, e o meia Riquelme, do Villarreal. ?Mas estamos confiantes em fazer um bom jogo?, comentou o treinador.

Expectativa e ansiedade

A expectativa na Argentina é de que Basile escale a dupla de ataque formada por Agüero, do Atlético de Madrid, e Messi, do Barcelona. Os ingleses estão ansiosos para ver Mascherano e Tevez, novos reforços da Premier League. Os dois foram contratados pelo West Ham, de Londres. No período em que foi técnico da seleção argentina pela primeira vez, entre 1991 e 94, Basile enfrentou seis vezes o Brasil e obteve uma vitória, quatro empates e uma derrota.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo