Londres – Dunga reconhece que Ronaldinho Gaúcho precisa de férias, mas admite ter ficado chateado com a notícia publicada na imprensa britânica de que o jogador estaria querendo descansar e, por causa disso, iria pedir folga da seleção brasileira.

continua após a publicidade

Em entrevista ontem, ainda em Londres, onde o Brasil perdeu amistoso para Portugal no dia anterior, o técnico deixou claro que conta com o craque do Barcelona nesse começo de trabalho, principalmente para as Eliminatórias da Copa de 2010, a partir do segundo semestre.

Ronaldinho Gaúcho abriu a primeira crise na ?Era Dunga?, quando os jornais britânicos publicaram no início da semana a notícia de que o craque do Barcelona estaria aborrecido com as exigências do treinador brasileiro e que chegou a pensar em abandonar a seleção.

O técnico não aceita o fato de o caso ter virado um assunto público, com a publicação das notícias de uma suposta insatisfação de Ronaldinho. ?Sempre disse a todos que poderiam conversar comigo. Sou transparente. Já tivemos caso de jogadores que pediram para ser dispensados por motivos especiais. Mas agora a situação ficou bem diferente?, afirmou Dunga.

continua após a publicidade

O fato é que Ronaldinho Gaúcho não está garantido na próxima convocação da seleção, para dois amistosos em março – os adversários ainda não foram definidos. ?Ninguém é louco de pensar em não ter Ronaldinho no time. Ninguém o deixaria de fora. Mas Ronaldinho precisa descansar. Há quatro anos é duramente pressionado. Não é que ele precisa deixar de jogar. Jogador se diverte jogando. Mas ele precisa viver, respirar um pouco. Agora tudo isso poderia ter sido discutido antes?, explicou Dunga.

Base formada

Dunga relevou que já conta com um grupo de cerca de 40 jogadores que está observando constantemente e que podem ser opções para a seleção. ?Temos quatro jogadores por posição. Temos um mapa das nossas opções e que vamos trabalhando até a Copa América?, afirmou o treinador, lembrando do torneio de junho, na Venezuela.

continua após a publicidade

Mas Dunga explicou que, diante da falta de tempo para treinar antes dos amistosos, tentará manter uma base para a equipe até meados do ano. ?Treinaremos somente durante a Copa América?, contou.

Para Dunga, um dos problemas do Brasil no amistoso de terça foi a substituição dos jogadores. ?O problema é que estamos em um período de experiências e todos precisam jogar. Já Portugal está com o time no lugar e bem definido. Cada um que entrava sabia o que fazer?, afirmou o técnico, que disse não ter conseguido dormir depois de sua primeira derrota no cargo – antes, tinha cinco vitórias e um empate.

Sobre Adriano, que voltou a defender a seleção no jogo de terça-feira, Dunga afirmou que  o jogador está se recuperando e voltando a jogar bem pelo seu clube. ?Não podemos fazer ele perder a confiança. Mas não podemos esperar para sempre?, alertou o técnico.

Irmão do craque revoltado com Sunday Times

São Paulo – O irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, Roberto Assis, definiu como mentirosa a reportagem publicada pelo jornal Sunday Times, da Inglaterra, que relatou o desejo do jogador de não defender mais a seleção brasileira, pelo menos enquanto Dunga for o técnico. O caso teve grande repercussão no Brasil e na Europa.

Ronaldinho, afinal, ainda é jovem – tem 26 anos -, é badalado e não teria motivo para deixar o time. Assis pronunciou-se sobre o caso nesta quarta-feira, em entrevista por telefone. E disse ter ficado revoltado com o teor das publicações.

?É uma grande mentira o que saiu nos jornais, o Ronaldinho tem interesse em voltar para a seleção brasileira, nunca se negou a jogar e está feliz?, declarou o irmão e empresário do craque do Barcelona. ?Não há motivo para ele não querer jogar mais pela seleção.?

De acordo com o jornal britânico, Ronaldinho estaria aborrecido por ter ficado na reserva em algumas partidas sob o comando de Dunga, após a Copa do Mundo. E por ter recebido críticas que considerou exageradas, principalmente relacionadas ao desempenho durante o mundial da Alemanha.

Assis afirmou ainda que não acha necessário fazer contato com a CBF para desmentir as informações. ?Vamos desmentir o quê? Ele nunca falou nada, é complicado desmentir algo que não existiu?, justificou o irmão. ?Ele está contundido e deve até ficar fora do próximo jogo do Barcelona. No momento oportuno, o Ronaldo vai falar sobre isso.?

Dirigentes da CBF estariam aborrecidos com o fato de Ronaldinho não ter se manifestado publicamente sobre o tema. Queriam que desmentisse o noticiário e enfatizasse o desejo de defender a seleção. Dunga conta com o meia-atacante para a Copa América, com início programado para junho, na Venezuela.

Assis assegurou, também, que o jogador está satisfeito no Barcelona e que discute a prorrogação do contrato, com vencimento em 2010. ?O Barcelona quer renovar até 2014, mas não temos pressa, você sabe como é o mundo hoje, não há nada definitivo?, explicou. ?Ele está bem, já fez 16 gols e 8 assistências nesta temporada, só que o Barcelona perdeu jogadores importantes e não tem dado mais o espetáculo de antes?, encerra Assis.