Duelo entre brasileiros e africanos na São Silvestre

Além do mineiro Franck Caldeira, campeão de 2006, e de Anoé dos Santos Dias, o brasileiro mais bem colocado na prova do ano passado (terceiro lugar), a 84.ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada nesta quarta-feira em São Paulo, contará com um forte pelotão masculino nacional de elite. Os brasileiros tentarão desafiar o poderio africano para recuperar a hegemonia na competição.

O baiano Giomar Pereira da Silva, líder do Ranking dos Corredores Caixa/CBAt de 2008 com 340 pontos 43 a mais que Dos Santos Dias, segundo colocado. Sétimo colocado na São Silvestre do ano passado, Giomar chega bastante animado à capital paulista.

Afinal, vem conseguindo resultados consistentes no ano, como o quarto lugar na Volta da Pampulha e a segunda colocação no 10K Rio. “Escolhi melhor meu calendário de provas deste ano e estou me sentindo mais descansado. Vou tentar fazer a melhor corrida possível”, disse.

Outros candidatos ao pódio entre os brasileiros são João Ferreira de Lima, o João da Bota; Marildo José Barducco (dono do quinto posto do evento em 2007), Claudir Rodrigues (campeão da Maratona de São Paulo de 2008), Paulo Alves, Clodoaldo Gomes, Luís Paulo Antunes (bicampeão da Gonzaguinha), Gladson Barbosa, Raimundo Nonato de Aguiar e José Teles (o único brasileiro a completar o percurso da maratona nas Olimpíadas de Pequim).

Vanderlei se despede

Outro grande destaque desta edição da São Silvestre será Vanderlei Cordeiro de Lima, ganhador da medalha olímpica de bronze em Atenas-2004. Mesmo sem as melhores condições físicas, o paranaense faz questão de encerrar sua carreira internacional e despedir-se das várias convocações que recebeu na carreira para as diversas seleções brasileiras que representou na São Silvestre.

Todos os estados

A São Silvestre já é conhecida por ser uma prova que reúne competidores de inúmeros lugares do Brasil. Entretanto, neste ano (2008), todos os estados, sem exceções, serão representados, pois a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) convidou dois atletas de cada Federação Estadual, mais o Distrito Federal, para participar da tradicional corrida.

Outra novidade é a presença de atletas estrangeiros na prova, oriundos da Colômbia, Paraguai, Equador e Venezuela, que foram convidados pela Federação Sul-Americana de Atletismo.

Destes atletas, destacam-se os colombianos William Naranjo, Diego Colorado e Rolando Rotiz, os paraguaios Jorge Cabrera e Elizabeth Ramos Molinas, o venezuelano Pedro Mora, e a equatoriana Rosa Alba Crachá.

Estratégia

Único brasileiro a completar a maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, o piauiense José Teles, representante do Pinheiros, aposta no ritmo dos quenianos, sempre favoritos, para chegar ao pódio na São Silvestre deste ano.

A estratégia, escolhida com o técnico Cláudio Castilho, é fazer uma marcação cerrada nos africanos. Os alvos são os quenianos James Kipsang, segundo colocado na Maratona de Berlim, e Nicolas Koech, vencedor da Volta da Pampulha, no início do mês, em Belo Horizonte. Só assim para obter um resultado melhor que o sétimo lugar alcançado em 1998.

Brasileiras buscam o bi

Confirmadas para a disputa da 84.ª Corrida Internacional de São Silvestre, Lucélia Peres, Marizete Rezende e Maria Zeferina Baldaia prometem chamar a atenção não apenas por serem consideradas as atletas brasileiras com mais chances de vitória. Quando estiverem em São Paulo amanhã as três lutarão também entre si por uma condição: a de ser bicampeã da prova.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo